segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeto português ganha concurso de ideias norte-americano


in Tek Sapo, 2013-03-18

O Ziphius foi o grande vencedor do concurso Insert Coin, ganhando o prémio do júri e do público, num total de 25 mil dólares. A classificação é um passo importante para conseguir o financiamento do drone desenvolvido pela Azorean.

O veículo aquático controlado por smartphone tinha conseguido um lugar entre os 10 finalistas do concurso norte-americano promovido pelo Engadget, e depois de uma apresentação que decorreu este fim de semana em São Francisco conseguiu arrecadar a maior votação do júri presente e também do público.

O projeto foi desenvolvido pela Azorean, uma spin out da YDreams e ainda está em fase de protótipo, mas já permite a um utilizador pilotar o veículo como se estivesse sentado ao leme do pequeno submarino.

Cristina Gouveia, da YDreams, confirmou ao TeK que o Ziphius ganhou os dois prémios do concurso Insert Coin. “Dos 10 finalistas selecionados, o Zipphius foi o mais votado online e no evento e por isso ganhou o prémio do Público (5 mil dólares). O Ziphius recebeu ainda o Grande Prémio (20 mil dólares) atribuído pelo júri, público presente em São Francisco e votação online”, explica.

O objetivo é agora prosseguir com a angariação de fundos através de crowdsourcing, por financiamento do público, e a divulgação associada ao concurso vai ser um passo importante. “Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para a empresa Azorean pois é uma importante ajuda para a obtenção do financiamento necessário para passar de protótipo a um produto com distribuição mundial”, adianta ainda Cristina Gouveia, que agradece a todos os que ajudaram o Ziphius com os seus votos

O Ziphius tem por dentro um computador Raspberry Pi e recorre a uma câmara de vídeo HD que permite as vistas subaquáticas. A Azorean planeia abrir a API de controle do veículo e do software para permitir desenvolvimentos específicos de aplicações e jogos que tirem partido do conceito de realidade aumentada.

Reveja abaixo os vídeos abaixo que mostram o conceito e o modo de funcionamento do drone.

terça-feira, 12 de março de 2013

Jardim Zoológico de Lisboa - Chitas do Jardim Zoológico com cinco novos bebés


Publicado em zoo.pt, 12 de março de 2013
ver o original
O Jardim Zoológico apresenta os mais recentes membros da família dos felinos, cinco crias de Chita. As pequenas crias, ainda sem nome, são filhas da fêmea Dakartas e do macho Aska.

O nascimento destas cinco crias representa um enorme sucesso do projeto de reprodução levado a cabo pelo Jardim Zoológico, especialmente criado para as Chitas do parque.

Uma equipa de arquitetos, veterinários e especialistas portugueses foram os responsáveis pela reformulação da instalação desta espécie e pelo desenvolvimento de incentivos ao acasalamento. O projeto teve início em 2010 e são agora recolhidos os primeiros resultados com este importante nascimento. As crias, com 5 meses, só agora estão visíveis ao público.

A Chita é uma espécie com elevada dificuldade de reprodução devido às condições do habitat natural e, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, é uma espécie vulnerável. Apesar de poderem acasalar em qualquer altura do ano, as fêmeas atraem os machos durante a curta época de cio com os seus miados e, após um período de gestação de 91 a 95 dias, nascem entre uma e cinco crias.

Conhecidos como os animais terrestres mais velozes, as Chitas conseguem atingir os 100 a 120km por hora. As longas patas e a cabeça pequena em relação ao tamanho do corpo são algumas das suas principais características. Em cada lado do focinho podemos observar uma risca negra enquanto a sua pelagem amarela exibe um padrão regular de pintas negras.

Esta espécie apresenta hábitos diurnos e gosta de procurar abrigo no meio de vegetação densa. As Chitas marcam os limites do seu território com urina, caçando as suas presas por perseguição em corrida (ao contrário da maioria dos felinos, que caçam por emboscada). Alimentam-se essencialmente da caça de gazelas, impalas e pequenos mamíferos (como lebres) e aves.

Vem ao Jardim Zoológico conhecer as novas crias e assiste in loco ao dia-a-dia desta espécie. Aprende e diverte-te em família.