quinta-feira, 19 de março de 2009

Pais mais presentes (Feliz dia do Pai)

O psicólogo Eduardo Sá [...] afirma: “Os pais deviam brincar um pouco mais, namorar um pouco mais. A brincadeira é sempre bem-vinda. Ao brincar com os filhos, nem que seja apenas uns minutos por dia, não são só os filhos que ganham. São também os pais”, diz ao METRO.

Pais mais presentes

Segundo o especialista, os pais hoje estão, por outro lado, mais presentes na vida dos filhos. “Não são muito diferentes do que eram no passado. Mas são mais presentes. No fundo, têm hoje mais características de mães do que foram tendo ao longo do tempo”, acrescenta. Num mundo mais “acelerado”, os pais são “cada vez mais atentos presentes e interventivos”, refere ainda Eduardo Sá.

Prova disso é o aumento do número de pais a pedir a licença parental, para substituir a mãe nos cuidados à criança após o nascimento.

Desde 2004, e até Janeiro de 2009, 1 793 homens pediram a licença de parentalidade. Em 2004, os serviços de Segurança Social pagaram subsídio de paternidade a 391 homens, no ano seguinte este número aumentou para 413 e em 2006 passou para 438. O número de subsídios de maternidade é incomparavelmente superior: entre 2004 e 2007 foram concedidos 301 903 subsídios.

Fonte: Metro Lisboa