terça-feira, 2 de junho de 2009

Ajudar a Marta

Partilhei convosco, ao longo dos últimos tempos, a angústia de uma família amiga, cuja filha - a Marta (agora com 5 anos) - sofre de uma leucemia muito grave.
Apelámos a que se inscrevessem no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea na esperança de se encontrar um dador de medula compatível com a Marta, para que se pudesse fazer um transplante de medula, que é uma medida essencial para que a Marta possa vir a curar-se. Dei eco de algumas das iniciativas que se foram realizando nesse sentido.

Hoje partilho convosco uma esperança renovada!
Foi encontrado um dador compatível com a Marta!
Não posso negar que receber esta notícia me deixou profundamente comovido, pela Marta, mas também, sobretudo, por ter havido tanta gente mobilizada e com disponibilidade para fazer parte da solução para este problema.

A Marta esteve muito mal na semana passada, quando sofreu uma infecção generalizada muito forte. Recuperou! Não tenho dúvidas de que as orações de tantos fizeram diferença na sua vida.

O transplante de medula é mais uma esperança na melhoria do seu estado de saúde, não sendo isenta de riscos. E, por isso, a Marta continua a precisar das nossas orações e carinho.

Como a Marta, há outras pessoas que precisam de transplante de medula. Como a Marta, têm a esperança de que um dador compatível venha a ser encontrado. Por essa razão não podemos desmobilizar. Falem a toda a gente da diferença que qualquer um pode fazer na vida de um irmão nosso! Não deixem de se inscrever no Registo Nacional de Dadores de Medula (se tiverem dúvidas perguntem-me como fazer que eu explico).

Copio a mensagem que os pais da Marta colocaram no Facebook:
Foi identificado um dador para a nossa filha Marta. Queríamos agradecer a todos o todo o empenho demonstrado. A Marta foi apenas o rosto de um problema grave que atinge milhares de crianças. Por isso, nós pais, orgulhamo-nos de tudo o que foi feito a nível de recrutamento de dadores e continuaremos empenhados nesta causa. Esta onda não pode parar! Vamos continuar a lutar pelo aumento dos dadores.

Como na Internet as notícias correm à velocidade da luz, já aparece uma notícia no Expresso on-line.