sexta-feira, 12 de junho de 2009

Crise leva Misericórdias a criar banco de voluntários

Diário de Notícias, 2009.06.12

A resposta ao aumento dos pedidos de ajuda pode passar pela ajuda dos cidadãos, que vão receber formação específica.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai criar um banco de voluntários a nível nacional para poder dar resposta ao aumento de pedidos de ajuda em tempo de crise. As inscrições abrem hoje.

"Sabemos que há pessoas disponíveis para dar parte do seu tempo e empenho em ajudar os mais necessitados. Essa vontade precisa ser organizada, estruturada, com enquadramento institucional", afirmou ao DN, Carlos Andrade, do secretariado nacional da UMP, cujo IX Congresso termina amanhã no Funchal.

O banco de voluntários é uma das soluções para ajudar a resolver o aumento dos pedidos de ajuda, que no caso das refeições servidas nas cozinhas económicas subiram 50%. "É Gente muito mais nova, famílias que têm dificuldades em assegurar as suas comparticipações, quer nas creches, quer nos lares de idosos. Estamos perante novos fenómenos", explicou ao DN Manuel de Lemos , presidente da UMP.

Se a partir de hoje qualquer pessoa interessada em ajudar as misericórdias se pode inscrever no site oficial, Banco de Voluntariado ( www.ump.pt.), todos os voluntários terão formação.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias.