quinta-feira, 23 de julho de 2009

Investigadores desenvolvem vacina capaz de bloquear a reprodução do parasita da malária

Estudo publicado na PLoS One
Investigadores desenvolvem vacina capaz de bloquear a reprodução do parasita da malária
22.07.2009 - 22h53 PÚBLICO
Uma vacina capaz de bloquear a reprodução do parasita da malária foi desenvolvida por investigadores norte-americanos e teve sucesso quando aplicada em ratinhos e numa espécie de primatas. A descoberta foi publicada hoje na “Public Library of Science One” (PLoS One).

A vacina foi feita a partir de uma proteína do Plasmodium falciparum (o principal parasita que desencadeia a malária) produzida em Escherichia coli. Até agora, nunca se tinha conseguido recriar a conformação correcta desta molécula. O objectivo desta vacina é impedir que o Plasmodium se reproduza.

[...]

De acordo com o estudo, uma única dose da vacina proporcionou uma resposta imune capaz de bloquear a transmissão em 93 por cento dos casos, ou seja o Plasmodium não foi capaz de continuar a reproduzir-se. A percentagem subiu para 98 por cento quando se deu um reforço alguns meses depois. “Isto pode-se tornar numa arma importante no arsenal que se utiliza contra a malária e na progressiva eliminação da transmissão da malária.”

Se os investigadores conseguirem desenvolver esta vacina para os humanos e se for possível vacinar todas as pessoas, há a esperança de se erradicar o parasita. Mas o cientista adverte que é necessário haver mais estudos para alcançar este objectivo. Por outro lado existem várias espécies de Plasmodium que afectam os humanos e que desencadeiam a malária. O Plasmodium vivax é, por exemplo, outro dos maiores parasitas que causam a doença.

A malária afecta 500 milhões de pessoas e estima-se que mate um milhão por ano.


Ver a notícia completa aqui.