Astrofísico português recebe um milhão de euros para procurar planetas como a Terra
in Público.pt, 08.09.2009 - 17h30, Andrea Cunha Freitas
Nuno Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e docente na Faculdade de Ciências da UP, foi premiado com uma bolsa europeias do European Research Council (ERC) – “ERC Starting Grant 2009”, no valor de quase um milhão de euros. A verba será dividida pelos próximos cinco anos e já tem destino: a procura de planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.
Nuno Santos é investigador responsável pela equipa de investigação “Origem e Evolução das Estrelas e Planetas” do CAUP, e já participou em vários projectos que resultaram na descoberta de planetas extra-solares. O investigador lidera ainda o consórcio português envolvido no projecto ESPRESSO (Echelle SPectrogaph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) para o ESO, que tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida. A bolsa atribuída pela Comissão Europeia, e que terá efeitos a partir de 2010, será usada para reforçar a equipa de cientistas do CAUP e preparar a missão Espresso, que consiste na construção de um instrumento capaz de detectar exoplanetas. Trata-se de um plano para juntar a luz de quatro telescópios gigantes e que deverá estar pronto antes da conclusão do EVLT [Extremely Large Telescope] que o ESO está a preparar, explica o astrofísico. O Espresso deverá começar a busca de planetas semelhantes à terra em 2014.
Nuno Santos foi um dos 219 escolhidos entre mais de 2500 candidaturas. A agência de financiamento criada pela Comissão Europeia para apoiar a investigação científica recebeu 42 projectos de Portugal e premiou três (além de Nuno Santos foi premiado o neurocientista Rui Costa, da Fundação Champalimaud, e o investigador Alexander Keese, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto).
Ver notícia original, aqui.