02.08.2011, Lusa
A Câmara de Torres Vedras decidiu hoje abrir um concurso para a compra de mais de 200 bicicletas que, em 2012, pretende colocar em onze locais diferentes da cidade para uso gratuito dos habitantes.
O executivo municipal aprovou hoje em sessão de câmara abrir um concurso no valor de 380 mil euros destinado à aquisição de bicicletas e de estações de aluguer de bicicletas, as chamadas “bike stations”.
“Queremos promover a mobilidade sustentável e vamos avançar com a aquisição de bicicletas para que as pessoas se possam deslocar nelas e reduzir o uso do automóvel dentro da cidade”, afirmou o vereador do Ambiente, Carlos Bernardes.
A câmara pretende implementar na cidade um conceito idêntico ao adoptado na Holanda, em que os cidadãos podem levantar e estacionar as bicicletas nas “bike stations”, depois de as usar.
A medida insere-se no Plano da Rede de Ciclovias Urbanas da autarquia, que anunciou em Setembro um investimento de 200 mil euros na construção de seis novas ciclovias na cidade até 2013.
A promoção do uso da bicicleta está prevista na Agenda 21 local, documento cujo objectivo é promover o desenvolvimento sustentável do concelho e melhorar a qualidade de vida da população.