sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jovens universitários ensinam idosos a descobrir o mundo da informática







in Sol, 1 de Janeiro, 2012

Estudantes do terceiro ano de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra transformaram-se durante algumas semanas em ‘professores’ de idosos utentes de um centro de dia, mostrando-lhes o mundo dos computadores e da Internet.

A formação tem sido ministrada por seis rapazes, todos à volta dos 20 anos, a um conjunto de sete pessoas, maioritariamente mulheres, cujas idades vão dos 73 aos 85 anos.

O projecto, intitulado 'Avós Cibernautas', tem decorrido no Centro de Dia 25 de Abril, do Ateneu de Coimbra, na zona alta da cidade, com sessões em que os seis rapazes ensinam os passos básicos para mexer num computador.

A redacção de pequenos textos, o uso do rato na calculadora, a criação de contas de correio electrónico e a navegação na Internet foram algumas das actividades exploradas nas sessões com os idosos, ao longo dos meses de Novembro e Dezembro, disse à Agência Lusa João Pedro, um dos estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

«As coisas são muito direccionadas para as pessoas jovens, com mais facilidade em perceber, e os idosos são um pouco postos de parte», afirmou o aluno, ao explicar a génese do projecto, desenvolvido no âmbito da disciplina Processos de Gestão e Inovação, leccionada pelo docente Carlos Cerqueira.

Este mês, além de irem ao centro de dia para esclarecer dúvidas dos seus ‘alunos’, os jovens tencionam instalar no local dois computadores, doados por uma empresa, garantindo pelo menos num a ligação à Internet. Aguardam também resposta do município a um pedido para doar material antigo.

«Era engraçado estarmos com pessoas mais velhas e estarmos nós no papel dos professores», disse João Pedro ao descrever a experiência, na qual os estudantes usaram os respectivos computadores pessoais.

O jovem contou que o seu formando, por exemplo, nunca tinha mexido num computador e concluiu que, apesar de algumas dificuldades, como utilizar o rato, o balanço é positivo, com um sentimento geral de entusiasmo entre os idosos perante as potencialidades da Internet.

Lusa/SOL