quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DELÍCIA - A Cadbury promove o Comércio Justo com o Ghana

   
A 25 de Agosto, a Cadbury reforçou o seu compromisso com o comércio justo - "Fairtrade" - confirmando que o certificado Fairtrade será atribuído para o Cadbury Dairy  Milk em mais três mercados (Canadá, Austrália e Nova Zelândia), no início de 2010.



Esta iniciativa no Canadá, Austrália e Nova Zelândia projectará a marca independente FAIRTRADE em milhões de casas em cinco mercados chave para os chocolates Cadbury. Desta forma a Cadbury eleva o esforço de divulgação do comércio justo a nível global, uma vez que aproximadamente um quarto do valor das vendas mundiais de Cadbury Dairy Milk e cerca de 350 milhões de barras de Cadbury Dairy Milk terão o certificado Fairtrade em 2010.

Este movimento cumpre a tradição da Cadbury no relacionamento com agricultores do Ghana há mais de um século e o original e inovador trabalho da Cadbury Cocoa Partnership (CCP) lançado em 2008.

A parceria da Cadbury com a Fundação Fairtrade na Grã-Bretanha e a Irlanda já resultou na transferência de mais de GBP £500k para o Ghana. Isto é parte do investimento total da Cadbury na sustentabilidade do cacau através da Cadbury Cocoa Partnership.



Rob Cameron, CEO, Fairtrade Labelling Organisation (FLO), comentou:
“Queremos ver o máximo possível de agricultores e trabalhadores a beneficiar do Fairtrade.  A iniciativa louvável da Cadbury fará uma diferença tremenda para os agricultores de cacau, e vai lhes permitir melhorar as suas vidas.  Este compromisso demonstra que o Fairtrade pode realmente, como tantos de nós acreditam, ganhar escala.” 


Todd Stitzer, Cadbury’s Chief Executive, afirmou:
“Estou satisfeito com o facto de, depois de anunciarmos a nossa ambição global para o Cadbury Fairtrade em Março deste ano, podermos tornar esta realidade em 5 dos nossos mercados chave no início de 2010.  Fiquei sensibilizado com a resposta dos nossos consumidores desde que as barras de Cadbury Dairy Milk
Fairtrade apareceram nas prateleiras na Inglaterra e Irlanda no mês passado.  Estou ansioso pelo próximo ano em que levaremos chocolate fruto do comércio justo a mais milhões de fans do Cadbury Dairy Milk do mundo inteiro, ao mesmo preço e com o mesmo sabor.
Através do trabalho continuado nos diferentes mercados e com a rede internacional Fairtrade, poderemos estender o sucesso do movimento Fairtrade, e alcançar um impacto ainda mais importante junto dos agricultores do Ghana.”

Mr. P. K. Tekper, Vice-Presidente da Kuapa Kokoo concluiu:
“Estamos muito satisfeito por a Cadbury ter assumido este maior compromisso. Os fundos que já recebemos da Cadbury fizeram uma diferença real nas nossas vidas. Os nossos planos para o futuro são de desenvolver quatorze projectos comunitários no próximo ano, investir na saúde dos agricultores e implementar o ‘Kuapa Kokoo Extension Services’ para os agricultores, como forma de assegurar a sustentabilidade do cacau no mercado mundial.”


O Cadbury Dairy Milk Fairtrade integra o compromisso mais vasto da Cadbury com o desenvolvimento de uma estratégia de negócio sustentável que permita aos agricultores investirem nas suas terras e comunidades. Através da Cadbury Cocoa Partnership, a Cadbury vai investir £45 milhões nos próximos dez anos para assegurar a cultura sustentável do cacau no Ghana, na India, Indonésia e nas Caraíbas, onde a indústria do cacau defronta inúmeros desafios. 



Francis Sampson Kwesi, um agricultor de cacau com 48 anos da aldeia Ganesa de Kromameng, um dos associados da CCP e ambicionando alcançar a certificação Fairtrade, acrescentou:
“Um dos principais benefícios é que eu posso investir as receitas do cacau em coisas como assegurar o pagamento das propinas da escola dos meus filhos, bem como em desenvolvimentos para toda a comunidade , tais como a construção de estradas. Ajuda-nos a ter um nível de vida mais elevado, uma vez que, apesar da nossa terra ser boa para a cultura do cacau, quando não estamos na época do cacau, necessitamos de tudo o resto que ajude a tornar o ambiente mais propício à cultura do cacau.”


Para saber mais sobre a Fundação Fairtrade, visite o website da Fairtrade Foundation.


Outra notícia sobre o mesmo tema (by Zoe Wood in The Guardian, 22 Julho 2009)
Socially aware chocoholics rejoice as Cadbury's Dairy Milk goes Fairtrade

The firm commits to buying cocoa at price which offers cash premium to farmers, in a deal expected to give huge boost to the campaign.