terça-feira, 25 de agosto de 2009

Irmãos chilenos criam site com boas notícias - JN

2009-08-19

Dina Margato

Esta semana, o JN noticiou a criação, por parte de um adolescente, de uma televisão online, nos Estados Unidos, onde só entram boas notícias. No Chile, dois irmãos apostam num site que segue a mesma linha: elbuenodiario.cl.

Sebastián e Cristóbal Diaz consideram que a crise nos meios de comunicação deve muito à “visão negativa” que estes transmitem do Mundo, segundo a agência Efe.

Ao abrir esta página web, surge logo a mensagem: “Por uma sociedade mais positiva”. Pode ler-se no rodapé que os optimistas conseguem ter uma vida 19% mais longa.

A ideia partiu de Sebastián, psicólogo, e baseou-se na sua experiência na clínica onde trabalhava. O propósito foi contrariar a tendência pessimista que atormentava os pacientes. Cristobál, comunicador social, deu-lhe uma mão.

Mas estaremos diante de jornalismo? A questão não é nova. Sebastián acha que sim. “Da mesma forma que não é necessário ser psicólogo para curar alguém”, responde, “não é preciso ser jornalista para se ter um ‘diário’, sendo possível “obter histórias junto das pessoas que as saibam comunicar”.

Os critérias de publicação no Bueno Diário indicam que a notícia deve referir-se a “acontecimentos que sejam um incentivo ao desenvolvimento do ser humano e que estejam em sintonia com o meio ambiente”.

Os jornalistas credenciados acusam estes sites de dar uma visão parcial da realidade e preferem chamar a este tipo de trabalho jornalismo do cidadão. Também o britânico Optimist World ou o norte-americano The Good News Network exploram este conceito.

Agora sei que a "isto" se chama o "jornalismo do cidadão"... O maran 'athâ' também aposta na divulgação do que se faz de positivo! Vamos a manter a esperança e o optimismo... dêem notícias... boas notícias.