A Igreja, assumindo a leitura dos sinais dos tempos, como exigência essencial que decorre da sua essência, assumindo como seus os problemas das pessoas, não pode ficar indiferente e inactiva perante a gravíssima realidade dos nossos dias.
A missão da Igreja é diferente da missão do Estado, mas é-lhe complementar. A Igreja e Estado "convergem" na perspectiva de cidadania, na procura do bem comum. Ambos devem constituir espaços abertos de diálogo, excluindo ideias de superioridade, apostando antes na colaboração autêntica e no respeito, incondicional pelas pessoas.
Afigurou-se como imperativo possível e realista, que a Igreja de Lisboa, contando com todas as suas estruturas organizadas e movimentos, se desafie a si mesma e dê um sinal positivo de esperança fazendo o que estiver ao seu alcance para o bem das populações.
O Projecto
Uma nova forma de fazer acção social
É neste contexto que surge o Projecto Igreja Solidária, uma iniciativa do Patriarcado de Lisboa que tem como objectivo apoiar as Paróquias, os Centros Sociais Paroquiais, Organizações e outros Movimentos Sócio-Caritativos a encontrar respostas, de forma rápida e coordenada no contexto da actual crise.
É sua missão constituir uma Rede de Apoio Sócio-Caritativo que pretende apoiar as Instituições Sociais a dar respostas equilibradas e economicamente sustentáveis às situações emergentes e urgentes resultantes da actual crise.
Tem como princípios operar numa base supletiva e de subsidiariedade quer em relação a entidades externas (Estado/ Empresas) quer em relação a instituições e movimentos da Diocese de Lisboa.
O sucesso desta iniciativa assenta num forte compromisso do máximo de agentes possível a começar pela Igreja, comunidades cristãs, voluntários e demais colaboradores.
Ceia de Santa Isabel
A Paróquia de Santa Isabel, para além da actividade desenvolvida pelo Centro de Dia coordenado pela Cruz Vermelha Portuguesa (em parceria também com a Junta de Freguesia) e do Centro Social Paroquial de S. Mamede (com quem temos um protocolo), contará para breve com a Ceia de Santa Isabel onde a comunidade se poderá encontrar em ambiente de partilha.
A Ceia de Santa Isabel está a ser organizada com a ousadia própria de quem não quer pôr limites à graça de Deus: propõe-se oferecer uma ceia composta por sopa, prato, fruta e café ou chá. Abrirá as portas para acolher todos a seguir à Missa das 19h30 e fechará às 22 horas. A ceia é gratuita, havendo no entanto uma caixa onde quem quiser poderá colocar algum donativo.
A ideia é pôr isto a funcionar com voluntários que ficarão distribuídos por tarefas várias como seja a recolha de géneros pelas mercearias da zona, a confecção da comida, o serviço das mesas, o tirar cafés, a limpeza, a arrumação da Sala Alberto Lourenço, o acolhimento... Esta Paróquia, conta portanto, com a colaboração de todos.
Para isso a Paróquia precisa de voluntários, que se deverão inscrever no Secretariado Paroquial.
Pode ser-se voluntário de muitas maneiras diferentes: não deixem de dar o nome, nem que seja para uma coisa pequenina. Bem sabemos que as grandes catedrais foram construídas por muitos pequenos trabalhadores!
A Ceia de Santa Isabel permitirá uma maior aproximação e conhecimento de todos, uma maior partilha de dons, a constituição de uma verdadeira comunidade.
No espírito da padroeira, a Rainha Santa, e de São Nuno de Santa Maria.