domingo, 27 de setembro de 2009

Tu podes fazer Portugal Melhor!

"Faz Portugal Melhor!"




Portugal é...
Um país da Europa
Portugal é a tua cidade, a tua vila, a tua aldeia
Portugal é a tua junta de freguesia, a tua câmara municipal
A tua rua e a tua escola
Portugal é a tua família, os teus colegas, os teus professores
Portugal é imaginação, investigação, produção
Portugal és tu!

E tu podes fazer PORTUGAL MELHOR!

O concurso FAZ PORTUGAL MELHOR! tem como objectivo estimular os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário a desenvolver projectos sobre a realidade que os rodeia.

O concurso FAZ PORTUGAL MELHOR! é organizado pelo jornal Ciência Hoje e pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e é dirigido aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário das escolas portuguesas públicas e privadas.

O concurso tem como objectivos fundamentais:
  • Conceber e desenvolver projectos concretos com impacto directo na realidade escolar e social dos alunos;
  • Investigar e fundamentar cientificamente as suas propostas;
  • Criar situações que favoreçam a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver o sentido de responsabilidade dos alunos nos processos de mudança social;
  • Promover o sentido de cooperação;
  • Concretizar em produtos as suas intenções.

O concurso «Faz Portugal melhor» vai ganhar velocidade a partir deste mês de Setembro, após o regresso às aulas. Dirigido a um universo de 600 mil alunos, de 70 mil professores em duas mil escolas do ensino básico e do ensino secundário, apela ao espírito crítico e à capacidade de ajudar a resolver problemas no meio social e na comunidade onde os jovens se inserem. O Regulamento já está on-line e pode ser lido aqui.


Todo o acto educativo implica uma atitude optimista. Por isso, numa época em que dominam o cepticismo e a descrença é urgente que os professores, pais e encarregados de educação transmitam aos jovens a ideia de que é possível mudar o que não está bem, compreendendo o seu papel activo e interventivo.

Assim, lançamos um desafio aos nossos jovens: o desenvolvimento de projectos sobre a realidade que os rodeia, identificando problemas, propondo soluções, promovendo mudanças. Para além dos professores que orientarão os seus alunos, espera-se a colaboração no desenvolvimento dos projectos, das famílias, das instituições do ensino superior, das autarquias, empresas e associações.


Os Portugueses Sugerem
Todos os portugueses podem colaborar dando sugestões de problemas que os estudantes podem analisar e tentar resolver durante este ano lectivo que agora se inicia. «Os portugueses sugerem» é o local apropriado para o fazerem.