terça-feira, 22 de setembro de 2009

Plataforma contra a obesidade

Diogo Assunção, 2009-09-22

A Plataforma Contra a Obesidade é uma iniciativa conjunta de vários ministérios (incluindo o Ministério da Saúde, da Educação, da Agricultura e da Economia), várias associações da sociedade civil e outras instituições públicas, que tem por objectivo divulgar a necessidade de se combater a obesidade bem como a forma de o fazer - promovendo uma educação para a saúde.

«Estima-se que mais de 50% da população mundial será obesa em 2025 se não forem adoptadas medidas em contrário. A obesidade é, por isso, muito justamente, considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia global do século XXI.

Em Portugal, cerca de 32% das crianças com idades compreendidas entre 7 e 9 anos apresentam excesso de peso, sendo 11% obesas. Além disso, 24% das crianças em idade pré-escolar apresentam excesso de peso e 7% são obesas. Na idade adulta os indicadores são ainda mais preocupantes, uma vez que 50% da população tem excesso de peso, sendo 15% obesa. Estima-se que os custos directos da obesidade absorvam 3,5% das despesas totais da saúde.

A actual situação de Portugal, relacionada com a elevada prevalência da obesidade, o aumento da sua incidência, a morbilidade e mortalidade associadas e os elevados custos que determinam, constituem, assim, os principais fundamentos que explicam a necessidade de se estabelecer uma Plataforma Nacional contra a Obesidade.
»

Na Plataforma Contra a Obesidade é particularmente interessante a secção: "Viver Saudável" que inclui muita informação interessante, como por exemplo:
A Plataforma Contra a Obesidade defende a ideia que não é necessário gastar muito dinheiro para se ter uma alimentação saudável, o que, nos tempos que correm, é uma boa notícia.