quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

De bicicleta na cidade de Lisboa - tudo o que precisa de saber!

A bicicleta tem vindo a conquistar o seu espaço na actualidade como uma alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público, em percursos de curta distância (até 6 Km).

Presentemente verifica-se que a bicicleta já não é encarada apenas como instrumento de utilização lúdica ou recreativa, mas como transporte que promove a saúde pública e permite criar maiores condições de harmonia urbanística.


As novas políticas internacionais relativas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo não poluente e a sua consequente circulação, em vias que não se cinjam apenas a pistas e corredores a elas dedicados, poderão levar a que se devam tomar medidas de sensibilização que tenham como objectivo incentivar o respeito por parte dos condutores de veículos motorizados, quando estes veículos não poluentes de duas rodas começarem a partilhar o espaço de circulação que habitualmente lhes era reservado em exclusivo.

Decorre uma política ao nível da CML de redução do volume de tráfego na cidade de Lisboa, o que implica que a utilização conjunta de transportes públicos e bicicletas poderá desempenhar um papel fundamental na prossecução deste objectivo e também da acalmia dos fluxos de trânsito.

PERCURSOS E CORREDORES
O trabalho de criação de uma rede de Percursos e Corredores, que ligasse os principais Parques e áreas verdes de Lisboa, iniciou-se com a criação de um grupo de trabalho que incluiu elementos de diversos serviços da CML. Assim este grupo é constituído por Projectistas da Divisão de Estudos e Projectos; Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego; Divisão de Segurança Rodoviária e Tráfego; Divisão de Mobilidade, Rede Viária e Estacionamento e Gabinete do Sr. Vereador Sá Fernandes.

Trata-se de um investimento estratégico na área da mobilidade suave e no uso da bicicleta, como complemento do sistema de transportes local e regional.

Pretende o Município dotar Lisboa de equipamentos de apoio ao uso da bicicleta, nomeadamente infra-estruturas dedicadas, equipamentos de apoio ao estacionamento de bicicletas e acções de promoção e educação para o seu uso, permitindo criar uma Rede Ciclável contínua, de malha fechada, articulada com os Transportes Públicos e com o Património Ecológico e Cultural.

Outro grande objectivo, da Comissão nomeada, foi a criação de um caderno de soluções tipo, com critérios de desenho, implantação e tipologias de sinalização e matérias.

Este investimento visa contribuir para a inversão da tendência da utilização do automóvel privado em deslocações de curta distância, onde a bicicleta é um modo de transporte competitivo, e promover a utilização da bicicleta em deslocações diárias e de lazer, dando particular importância à inter modalidade.
Esta primeira fase aposta na criação de infra-estruturas dedicadas ao uso da bicicleta, que permitam ligar áreas estratégicas, formando uma primeira estrutura de circulação em bicicleta de forma segura e cómoda, como também colmatar descontinuidades existentes em alguns percursos na Cidade, permitindo desta forma pôr a funcionar em rede, áreas fundamentais da cidade, quer residenciais, quer mistas e de serviços, quer ainda ligando áreas verdes de recreio e lazer e toda a frente ribeirinha, actualmente fragmentadas e descontinuadas e dessa forma, muitas vezes subaproveitadas.

Os percursos cicláveis previstos pretendem abranger o utilizador de bicicleta independentemente da sua classe etária ou condição física, uma vez que se enquadram nos critérios de conforto e qualidade geralmente aplicados a percursos cicláveis na Europa, regendo-se por princípios adequados em termos de declive, pavimentação, sinalização e adequação aos requisitos de segurança.

A existência de uma primeira rede de infra-estruturas com qualidade para a circulação por bicicleta em Lisboa é condição urgente para o aumento do seu uso na Cidade e, desta forma, para a criação de condições para a generalização do seu uso.

Mais informação em: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=415&idi=52242