segunda-feira, 29 de março de 2010

O movimento Pais em Rede

É um movimento cívico, de âmbito nacional, constituído por uma rede de famílias e amigos cujo objectivo é promover a realização e inclusão das pessoas portadoras de deficiência.
O movimento Pais em Rede existe para:
- Criar uma rede de suporte centrada na família
- Incentivar o desenvolvimento de competências parentais
- Encontrar soluções práticas para os problemas das pessoas incapacitadas
- Influenciar decisões sobre as políticas de reabilitação.
- Promover a mudança de mentalidades a partir de dentro.

Esta movimento nasceu há pouco mais de um ano e tem vindo a crescer, ecoando por esse país fora num entusiasmo de esperança. Já existem núcleos de Norte a Sul do país. O projecto "Oficina de Pais" está em marcha, com início a 10 de Abril.

Na apresentação do site deixam-nos esta mensagem: "Sabemos que é uma missão difícil mas move-nos o amor pelos nossos filhos. Temos que mostrar ao mundo como eles são amáveis e como podem ensinar a aceitação, a verdade, a persistência e a igualdade na diferença."

O movimento Pais em Rede necessita de apoios... todas as informações úteis para ajudar este movimento a crescer e a promover a inclusão e integração de todos os que têm necessidades especiais podem ser consultadas no seu site.

sábado, 27 de março de 2010

Escalar por uma causa

Ângelo Felgueiras vai escalar o Monte Evereste para apoiar o ATL da Galiza, associação que intervém junto de comunidades fragilizadas, em especial na Galiza, em S. João do Estoril, no Concelho de Cascais. O Alpinista, que conta com o apoio da Groupama Seguros, quer fazer desta iniciativa uma escalada de todos e ajudar quem mais precisa.

Já em 2007, uma outra escalada reverteu a favor da criação da biblioteca infanto-juvenil da Associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, Amadora. Agora, o objectivo é reunir os fundos necessários para entregar uma carrinha nova para a Escolinha de Râguebi da Galiza.



Ângelo Felgueiras descreve-se como "piloto da TAP por opção e Aventureiro por vocação" e é um exemplo de que a nossa felicidade vem de vivermos a nossa vida ao serviço dos outros: "Se a vida nos permite fazer aquilo que mais gostamos, podemos também contribuir para que outros como nós possam fazer o mesmo. E porque a “Escalada” de um pode ser a “Escalada” de muitos, vale a pena tentar."


Acompanhem a sua aventura em: http://www.angelofelgueiras.com/



terça-feira, 16 de março de 2010

"Espaço Desportivo Adaptado" da Associação Salvador

É inaugurado no dia 21 de Março pelas 16h um espaço que pretende disponibilizar o que os ginásios e espaços desportivos convencionais simplesmente não podem oferecer a pessoas portadoras de deficiência motora.

A Associação Salvador, em parceria com a Fundação Inatel, disponibiliza o “Espaço Desportivo Adaptado” situado no Parque de Jogos 1º de Maio em Alvalade - Lisboa, destinado a pessoas com deficiência motora.
 É uma oportunidade para que as pessoas com deficiência motora possam melhorar a sua condição física, conquistando desta forma uma vida mais saudável.

Este espaço resulta de uma parceria entre a Associação Salvador e a Fundação Inatel, e conta com o apoio dos mecenas BES, Semapa e Siemens.


Estão convidadas todas as pessoas com deficiência motora a virem conhecer este espaço. No dia da inauguração poderão assistir à demonstração de utilização dos equipamentos adaptados disponíveis. 

Saiba mais em www.associacaosalvador.com

domingo, 14 de março de 2010

Seja solidário consignando 0,5% do seu IRS

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) procede à divulgação no Portal das Finanças da listagem das entidades que estão em condições de beneficiar da consignação do IRS prevista no artigo 32.º da Lei da Liberdade Religiosa (Lei n.º 16/2001, de 22 de Junho), cujos pedidos foram deferidos com referência à colecta do IRS do ano de 2009.

Os contribuintes que pretendam efectuar uma consignação de 0,5% do imposto liquidado a favor de alguma das entidades identificadas da listagem, devem indicar o Número de Identificação Fiscal (NIPC) da entidade no campo 901 do quadro 9 do Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções) da declaração derendimentos, Modelo 3, do IRS do ano de 2009 , cujo prazo legal de entrega decorre durante o ano de 2010.

Sobre a consignação de 0,5% do IRS
(adaptado de ONGD - Plataforma Portuguesa)

  1. Porquê consignar 0,5% do meu imposto a qualquer entidade?
    Porque é um direito nosso. Ao indicar o NIPC da instituição que deseja beneficiar, estará a decidir que 0,5% deste imposto será destinado ao trabalho junto das populações mais carenciadas que beneficiam dos projectos destas organizações.
  2. Devo optar por preencher o quadro 9 do anexo H na sua declaração de IRS?
    Sim, pois caso não o preencha devidamente, estará a renunciar implicitamente ao direito de escolher um destino específico para parte do seu IRS. 
  3. A que se destinam os 0,5% do IRS?
    Caso indique o NIPC da instituição que deseja beneficiar, os 0,5% do IRS serão entregues pela administração fiscal à instituição por si indicada.
  4. Preencher o quadro 9 implica algum custo para si?
    Não! a indicação do NIPC da instituição não comportará nenhum custo acrescido para o contribuinte, pois o imposto a pagar e o montante a ser reembolsado nunca será alterado. Ao preencher esse quadro, apenas está a indicar que parte deste imposto será entregue a uma instituição de solidariedade.

TED - Ideias que valem a pena espalhar


TED é uma pequena organização sem fins lucrativos dedicada a Ideias que Valem a Pena Espalhar. Teve início (em 1984) como uma conferência reunindo pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretenimento, Design.

A missão do TED é espalhar ideias. No TED acredita-se apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, finalmente, o mundo. Com o TED procura construir-se um repositório que ofereça o conhecimento e a inspiração dos pensadores mais inspirados do mundo, bem como a criação de uma comunidade de gente curiosa em partilhar as suas ideias uns com os outros.  Este site, lançado em Abril de 2007, é um trabalho em permanente evolução, e cada um de nós pode dar um contributo importante. Tem uma idea que valha a pena espalhar? O TED quer conhecê-la!

i can
Kiran Bir Sethi mostra como na inovadora Escola Riverside na India se ensina às crianças a lição mais valiosa da vida: "Eu posso". Vejam os seus estudantes a tomarem os problemas locais nas suas próprias mãos, e a liderarem outros jovens e mesmo a educarem os seus pais.

quinta-feira, 4 de março de 2010

ACABAR COM A PROBREZA JÁ!


PETIÇÃO CONTRA A POBREZA  
A Pobreza é um escândalo! Não podemos aceitar que 17% da população Europeia viva abaixo do limiar de pobreza. Os números são ainda mais inaceitáveis no caso da pobreza infantil: 19% das crianças está em risco de pobreza!
O projecto europeu, com mais de cinquenta anos, foi construído para garantir a paz, como resposta às ameaças da guerra e da competição entre blocos. Foi fundado através da partilha de recursos das diversas nações e gerou prosperidade. No nosso país, no ano 2000, os dirigentes europeus quiseram dar um novo rumo e comprometeram-se em causar “um impacto decisivo na erradicação da pobreza” até 2010, fazendo da União Europeia "a economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de um crescimento económico sustentável, acompanhado da melhoria quantitativa e qualitativa do emprego e de maior coesão social”. Passados dez anos constata-se que estas intenções estão longe de ser cumpridas.

Acreditamos que a pobreza não é uma fatalidade e por isso queremos contribuir para o objectivo principal deste ano europeu – sensibilizar todas as pessoas para a realidade da pobreza e da exclusão social.


Nós, os cidadãos da Europa
Achamos que a pobreza diz respeito a todos. Cabe aos responsáveis europeus, nacionais, regionais e locais, assim como aos cidadãos, reconhecer, compreender e agir no sentido de acabar com a pobreza. Neste esforço comum, a solidariedade tem de ser um compromisso, um principio fundamental a longo prazo, tal como a justiça e o bem comum.
Comprometemo-nos a dedicar tempo, competências e energia, a nível pessoal, cívico e politico, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva.
Neste Ano Europeu do Combate a Pobreza e a Exclusão Social pedimos aos responsáveis politicos que se empenhem nos seguintes objectivos:
1) Erradicar a pobreza infantil na Europa
Começando por reduzir para metade, até 2015, o número de crianças que vivem abaixo do limiar de pobreza. Recomendamos, vivamente, a atribuição de subsldios a todas as crianças, pertencentes a familias económica e socialmente vulneráveis.
2) Assegurar um nivel mínimo de protecção social para todos
... para que, até 2015, os sistemas de protecção garantam um padrão de vida digno.
Recomendamos que sejam tomadas medidas que permitam o acesso a pensões de reformas apropriadas, apoios indispensáveis em situação de doença e um rendimento básico adequado para aqueles que não têm recursos suficientes para desfrutarem de dignas condições de vida.
3)Aumentar a prestação de serviços sociais e de saúde
Garantindo, até 2015, a acessibilidade de todos a estes serviços.
Recomendamos o aumento, em 50%, da disponibilidade de habitação com rendas acessíveis, em toda a Europa, e o reconhecimento do Apoio Domiciliário a doentes e idosos como um serviço social eficaz.
4) Garantir emprego digno para todos...
... E, até 2015, reduzir a taxa de desemprego para menos de 5%.
Recomendamos que seja assegurado o acesso à formaçao profissional, aprendizagem ao Iongo da vida e outras formas de trabalho, assim como emprego social para aqueles que precisam de protecção especial.
Em todas estas áreas, deve ser dada especial atenção aos grupos socialmente mais vulneráveis, tais como: migrantes, minorias étnicas,  e portadores de HIV/SIDA, de doenças crónicas ou de qualquer tipo de deficiência.
Apoiamos na íntegra todos aqueles que pretendem contribuir para a concretização destes objectivos.

Católicos e muçulmanos juntos contra a violência

Declaração conjunta assinada pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e a Universidade al-Azhar

O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR) e o Comité Permanente para o Diálogo entre as religiões monoteístas da Universidade al-Azhar, do Cairo (Egipto), assinaram um comunicado conjunto em que condenam a utilização da religião para justificar a violência.

Entre os pontos sublinhados no documento, indica-se a necessidade de “prestar mais atenção ao facto de a instrumentalização da religião para fins políticos poder ser uma fonte de violência”, pelo que deve ser evitada "a discriminação com base na identidade religiosa”.

O documento foi divulgado pelo Vaticano e resulta da reunião realizada na capital egípcia, nos dias 23 e 24 de Fevereiro. A delegação católica foi liderada pelo presidente do CPDIR, Cardeal Jean-Louis Tauran.
O Imã da Universidade, Muhammad Sayyed Tantawi, condenou a morte de seis cristãos e de um polícia muçulmano, ocorrida em Janeiro.

O evento serviu para reafirmar a "igualdade de todos os cidadãos em matéria de direitos e deveres, independentemente de sua pertença religiosa”, lê-se na declaração final.

Ambas as partes ressaltam os valores do perdão recíproco e da reconciliação, como "condições necessárias para uma convivência serena e fecunda", assim como define o reconhecimento das semelhanças e o respeito pelas diferenças "um pré-requisito para uma cultura do diálogo sobre a base de valores comuns".

A declaração conjunta convida católicos e muçulmanos a combater "qualquer acção que crie tensões, divisões e conflitos na sociedade”, promovendo “uma cultura de respeito recíproco e de diálogo, através da educação em casa, na escola, nas igrejas e nas mesquitas".

O próximo encontro bilateral foi programado para 23 e 24 de Fevereiro de 2011, em Roma.

Peditório Nacional da Cáritas de 4 a 7 de Março

Em todas as Dioceses do país decorre, entre os dias 4 e 7 de Março, o peditório nacional da Cáritas. Os donativos dos portugueses são fundamentais para que a organização possa ter recursos para responder aos muitos pedidos de ajuda, que crescem com o agravamento da crise financeira e económica.
Em 2009, esta iniciativa rendeu às várias Cáritas diocesanas 325 mil Euros, conforme revela o relatório de actividades da organização católica.

Em texto escrito para a Agência ECCLESIA, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, apela para que “todos os que forem abordados sejam generosos, porque todas as ajudas vão ser necessárias para mitigar as graves carências que, inesperadamente, se instalarem em muitos lares”.

A Igreja Católica em Portugal celebra este Domingo o Dia Nacional da Cáritas, precedido durante esta semana por um conjunto de actividades diversas em todas as Dioceses, nas quais se inclui o peditório dos próximos dias. A iniciativa tem como tema geral “Erradicar a Pobreza. Radicar a Justiça”.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a direcção da Cáritas Diocesana do Porto revela que a iniciativa conta com “um elevado número de voluntários”. Desta actividade, sublinha-se, “depende o apoio a muitas famílias traduzido em bens alimentares, roupas, gabinete médico, medicamentos, fraldas para adultos e material ortopédico”.
Por seu lado, o presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre - Castelo Branco, Elicídio Bilé, apela à “partilha fraterna de bens, contribuindo para minorar as dificuldades daqueles que perderam o emprego, a habitação e os haveres, daqueles que têm fome e dos que vivem na margem da sociedade”.

Austrália: Tiago Pires afastado doa prémio à Madeira

O português Tiago Pires concluiu o Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália, no 17.º lugar depois de ter sido eliminado na terceira eliminatória pelo sul-africano Jordi Smith.

"Saca", 24.º do ranking em 2009, que repete o resultado da época passada, somou 14,77 pontos - a melhor marca entre os eliminados nesta ronda (sétima absoluta) – contra os 15,23 do sul-africano.

No final da prova, Tiago Pires anunciou vai doar à Madeira o prémio de 6.500 dólares (cerca de 4.600 euros) resultante do 17.º lugar obtido na primeira etapa do Circuito Mundial ASP de surf.
«Vou muitas vezes à Madeira e sinto que ela faz parte de mim. Sinto que é minha obrigação ajudar. Estou muito longe, não posso lá ir agora e esta é a minha forma de ajudar», afirmou em declarações ao site da Associação dos Surfistas Profissionais.

CTT recolhem bens essenciais para a Madeira

A partir do dia 23/ Fevereiro, os CTT lançaram uma campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País.
Basta a qualquer pessoa dirigir-se a uma Estação de Correios, pedir a caixa solidária grátis, enchê-la com os bens e marcar como destinatário a palavra MADEIRA.
Não é preciso selo nem mais morada e o envio é grátis. Os CTT tratam de entregar os bens.
As Instituições destinatárias serão a Caritas da Madeira e a Associação Protectora dos Pobres do Funchal, que já informaram estarem a precisar principalmente dos seguintes produtos/bens:

  • Lençóis
  • Cobertores
  • Mantas
  • Almofadas
  • Produtos de higiene
  • Fraldas
  • Leite em pó
  • Comida para bebé
  • Enlatados