quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Novas tecnologias para a Educação

Portal ensina Português pela internet
in Sol, 27 de Setembro 2010, por Margarida Davim

A Ciberescola é o mais recente projecto do Ciberdúvidas, para ensinar Português aos alunos de todos os níveis de ensino, mas também àqueles que o estudam como segunda Língua. O portal é totalmente gratuito e começa a funcionar esta terça-feira.

Um professor de Português virtual, a qualquer hora, e à distância de um clique. É este o conceito da Ciberescola, um portal que inclui exercícios interactivos para os alunos dos vários níveis de ensino - do 1.º ao 12.º ano.

O serviço é totalmente gratuito e não é necessário fazer o download de qualquer ferramenta informática. Para o usar, só é preciso um computador com internet e um registo, que pede apenas um endereço de e-mail e uma palavra-passe.

Depois, é só começar a fazer as diferentes fichas com exercícios que cumprem os programas de Português em vigor.

«O servidor atribui uma pontuação às respostas, corrige os erros e faz um arquivo dos resultados», explicou ao SOL a coordenadora do Ciberdúvidas, Ana Martins.

Mas os falantes de Português não são o único público-alvo deste site. «Temos uma vertente de Português como Língua Não Materna, que se dirige, por exemplo, a alunos em Erasmus ou a comunidades de imigrantes», lembra Ana Martins, garantido que os temas escolhidos foram «os mais neutros» para chegar ao maior número possível de idades e níveis culturais.

Outro dos alvos da Ciberescola serão os professores. «É através deles que queremos chegar aos alunos».

No portal, os docentes poderão encontrar fichas e exercícios completamente originais, para serem usados nas aulas em computadores ou em quadros interactivos.

O projecto é uma iniciativa do Ciberdúvidas, mas o Ministério da Educação já está em negociações para adquirir os direitos desta aplicação. «Quando as negociações estiverem concluídas, a Ciberescola vai estar, por exemplo, no Portal das Escolas», esclarece Ana Martins.

margarida.davim@sol.pt

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Green Project Awards 2010 - "Procuro Novo Dono", projecto da Bota Minuto, é candidato

O Green Project Awards 2010 é a terceira edição de um projecto pioneiro em Portugal criado pelo Grupo GCI, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Quercus e que pretende:

  • Premiar e reconhecer boas práticas em projectos implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento a um movimento de sensibilização, com os objectivos gerais de alertar e consciencializar a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social;
  • Dar visibilidade às entidades e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que geram informação com mensagem pró-sustentabilidade;
  • Reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da criatividade, inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

O projecto Procuro Novo Dono, promovido pela empresa Bota Minuto é um dos candidatos ao prémio.


Cerimónia de Entrega de Prémios a 10 de Novembro, no Grande Auditório da Culturgest.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Partilhemos as nossas boas práticas...

Experiência de Portugal nas renováveis deve ser aproveitada pelo Reino Unido


Jornal de Negócios, 20 Setembro 2010 | 16:00, Ana Luísa Marques - anamarques@negocios.pt

Esta ideia foi defendida pela jornalista Syma Tariq num artigo publicado no "The Guardian".

"Claro que a indústria energética em Portugal beneficia de um clima favorável. Mas mesmo que o tempo esteja mau durante a maior parte do ano, o Reino Unido também tem condições favoráveis. Tem dez vezes mais costa do que Portugal e beneficia de muito vento durante todo o ano", escreve Syma Tariq.

Assim, se "Portugal pode aumentar a dependência de electricidade verde de 17% para 45% em apenas cinco anos, os nossos líderes têm poucas desculpas para os nossos meros 3%".

A jornalista reconhece que as "energias renováveis são caras" mas acrescenta que "à medida que os custos com o investimento diminuem, e dado que as energias verdes têm poucos custos de manutenção, os preços deverão estabilizar ou até cair".

Syma Tariq defende que o Reino Unido devia aprender com a experiência portuguesa e destaca as medidas tomadas pelo governo português para incentivar o investimento em energias verdes.

"Há dez anos as linhas de transmissão eram detidas por empresas privadas que não tinham interesse em investir em energias renováveis devido aos custos envolvidos. Para contornar esta situação, o governo comprou estas linhas e começou a adaptar a rede, incluindo maior flexibilidade e melhores ligações em áreas remotas que permitem a produção e distribuição de energia a partir de pequenos geradores, como painéis solares domésticos. O governo concedeu ainda uma boa combinação de incentivos", destaca a jornalista.

Syma Tariq alerta que devido à queda da produção no Mar do Norte e ao aumento dos custos do uso do carvão, o Reino Unido pode tornar-se o maior importador de petróleo e gás em 2015. "Já Portugal que não tem combustíveis fósseis próprios, está a aproveitar os seus recursos naturais para produzir a sua própria energia limpa, segura e controlada internamente", destaca Tariq.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os melhores Jovens Cientistas da Europa, em Lisboa até dia 29 de Setembro

 
O EUCYS – European Union Constest for Young Scientists é uma iniciativa criada pela Comissão Europeia em 1989 com o intuito de cultivar a interacção entre jovens cientistas e orientá-los para um futuro nas áreas da ciência e da tecnologia.

Este evento é uma mostra anual do culminar dos melhores trabalhos desenvolvidos em diversas áreas científicas, e tratando-se de uma competição, surge a oportunidade de comparar ideias entre as melhores mentes jovens de cada país suscitando assim uma grande atenção e interesse na comunidade internacional e na imprensa.

O EUCYS é ainda uma oportunidade para os estudantes que alcançaram o topo de excelência nos respectivos países, de trocarem ideias, partilhar interesses e retirar experiência de um processo que envolve ainda alguns dos mais importantes cientistas europeus. O resultado é um apoio significativo da Comissão Europeia, do trabalho e desenvolvimento conseguidos por cada país participante, no sentido de atrair cada vez mais e melhor, jovens estudantes para carreiras em ciência e tecnologia. O EUCYS como concurso internacional integra as actividades da Ciência e Sociedade geridas pela Directoria-Geral para a Investigação/Desenvolvimento da Comissão Europeia. Inserida no Framework Programmes para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e na Área de Desenvolvimento Europeu, a Ciência e Sociedade visa construir uma ligação sólida entre o empreendorismo científico e a comunidade europeia em geral.

Este evento é organizado pela Fudação da Juventude.



domingo, 26 de setembro de 2010

EDP é líder mundial do índice Dow Jones de sustentabilidade

Na globalidade da dimensão social, a EDP alcançou a pontuação de best in class

in DN, 2010-09-10, por João Cristovão Baptista

A EDP anunciou que alcançou a liderança mundial nos índices Dow Jones de Sustentabilidade, no sector das utilities. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por António Mexia esclarece que esta é a primeira vez que uma empresa portuguesa consegue ser líder neste índice de sustentabilidade.

O índice de sustentabilidade de Dow Jones analisa o desempenho das empresas cotadas na Bolsa de Nova Iorque em termos de sustentabilidade e é considerado uma referência pnvestidores. O ranking é elaborado pelo SAM Group, com base em diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, que se dividem depois em inúmeros critérios. Por exemplo, na globalidade da dimensão social, a empresa conseguiu alcançar a pontuação de best in class.

A liderança do índice de sustentabilidade do Dow Jones foi alcançada um ano depois de a EDP ter sido premiada com o primeiro lugar no mesmo sector do índice europeu, posição que conseguiu manter também este ano. Em reacção a esta notícia, o presidente executivo da eléctrica nacional mostrou-se satisfeito com o título alcançado nos Estados Unidos.

Para António Mexia, este resultado demonstra a "consistência e capacidade de diferenciação" da empresa, representando também "o reconhecimento de uma nova visão e competência na execução de uma equipa". "A liderança competitiva de uma empresa global como a EDP no mundo de hoje passa por uma gestão ambiciosa e inovadora e equilibrada na vertente económica, ambiental e social", acrescenta António Mexia, numa declaração escrita enviada ao Jornal de Negócios.

No quadro económico, a EDP conseguiu a pontuação máxima nos critérios de controlo do risco de preço e de sistemas de score card. Já no critério da biodiversidade, inserida na dimensão ambiental, a EDP atingiu também a pontuação máxima. No comunicado que divulgou ontem, a empresa avança diversas razões para os resultados, entre as quais "a estratégia de expansão das energias renováveis", a "utilização de tecnologias de produção mais eficientes" e o "permanente compromisso com o desenvolvimento dos recursos humanos".

Ao todo, a cotada liderada por António Mexia conseguiu a nota máxima em seis dos 22 critérios respeitantes às diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável. Um dos projectos de responsabilidade social que deram mais visibilidade à EDP durante os últimos meses foi o do campo de refugiados de Kakuma, no Quénia. Anunciado há um ano, o projecto prevê o investimento de 1,3 milhões de euros na instalação de equipamentos de energias renováveis no campo, que alberga quase 76 mil refugiados.

sábado, 25 de setembro de 2010

A mais divertida aventura urbana

Desafio, Aventura, Estratégia, Diversão, Ecologia e Conhecimento

A MUS é uma corrida de aventura urbana que mistura muita diversão com o melhor de uma prova ecológica e de conhecimento e com o melhor de um desafio de aventura e estratégia. É por isso um desafio único com a assinatura da Merrell.

O território do MUS será o centro da cidade de Lisboa e as áreas circundantes, com destaque para pontos emblemáticos e principais atracções da cidade. A partida e a chegada são no Parque 1º de Maio da Fundação Inatel, que serve também de eixo de transição entre os vários percursos, ou seja, as equipas saem e voltam ao parque para mudar de percurso. Todos os percursos estão traçados dentro de um raio máximo de 5km.

Vê tudo sobre como te inscreveres para participar ou ajudar como voluntário, aqui.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz - Sabedoria popular

Mensagem afixada na parede de uma farmácia:
  • "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."
  • "Crie filhos em vez de herdeiros."
  • "Dinheiro só chama dinheiro, não nos chama para irmos ao cinema ou para comer um gelado."
  • "Não deixe que o trabalho se amontoe sobre a sua mesa e tape a vista da janela."
  • "Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma a quem ama."
  • "Por cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
  • "Porque é que as semanas demoram tanto e os anos passam tão depressa?"
  • "Quantas reuniões teve esta semana? Reúna os amigos."
  • "Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, as vírgulas significam pausas..." "...e, quem sabe, talvez assim seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

As mulheres e as crianças são um elemento crucial para atingir os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento


Ban Ki-moon, Secretário geral da ONU anuncia ajuda de 40 mil milhões de dólares para saúde

in Jornal i online, 22 de Setembro de 2010

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou hoje compromissos no valor de 40 mil milhões de dólares (30,05 mil milhões de euros) para melhorar a saúde das mulheres e das crianças no mundo.

"Sabemos o que importa para salvar a vida das mulheres e das crianças, e sabemos que as mulheres e as crianças são um elemento crucial para atingir os Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento (ODM)", disse o secretário geral das Nações Unidas num comunicado divulgado hoje, em Nova Iorque.

No documento destaca-se que os doadores -- governos, grupos privados, filantropos -- deram mostras de "liderança" ao conseguirem reunir 40 mil milhões de dólares.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lisboa Restaurant Week, coma em grandes restaurantes e contribua para boas causas


A partir de 22 de Setembro a cidade de Lisboa recebe a 4ª edição da LISBOA RESTAURANT WEEK by “Sabor do Ano”, uma iniciativa solidária recheada de novidades, que nesta edição promete ainda mais sabor!

Após o sucesso das primeiras edições, o Sabor do Ano abre mais uma vez as portas da iniciativa Restaurant Week à capital. Aqui, as delícias gastronómicas terão o selo de qualidade alimentar Sabor do Ano, pois os Chefs responsáveis pelos restaurantes participantes irão utilizar nas suas propostas alguns dos melhores produtos, reconhecidos pela excelência do sabor.

A grande novidade desta edição da LISBOA RESTAURANT WEEK by “Sabor do Ano”, serão os donativos à Associação Mulheres de Vermelho, pelo seu esforço na prevenção das doenças do coração nas mulheres, e ao Jardim Zoológico de Lisboa, ao abrigo do Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora este ano.

Investir em energia verde, em transportes sustentáveis e em agricultura amiga do ambiente e das florestas é essencial para reduzir a pobreza a nível mundial.


in Jornal de Negócios Online, 20 Setembro 2010 | 18:40

Esta é uma das principais conclusões do relatório "A Brief for Policymakers on the Green Economy and the Millennium Development Goals" realizado pelo programa ambiental das Nações Unidas.

Numa semana em que os líderes mundiais se reúnem na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, este relatório lança o alerta: "a degradação ambiental estão a tornar mais difícil alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, como, por exemplo, melhorar a saúde materna, aumentar o fornecimento de água potável e combater a fome e as doenças".

"Alguns países e comunidades estão a descobrir que as melhorias ambientais, impulsionadas por decisões políticas, investimentos inteligentes e parcerias no sector privado, podem ser uma parte importante da solução", refere o estudo.

"Existe uma evidência cada vez maior de que a transição para uma economia verde, ou seja, de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e geradora de emprego, pode não apenas ser a chave para responder aos desafios do sec. XXI, como também pode contribuir para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio", defendeu Achim Steiner, vice secretário-geral das Nações Unifas e director executive do Programa Ambiental das Nações Unidas.