segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A sua oportunidade de escolher os projectos em que gostaria de ver o seu dinheiro investido

Câmara Municipal de Lisboa - Orçamento Participativo 2010/2011

Durante todo o mês de Outubro decorre a fase de votação nos projectos para a cidade no âmbito do Orçamento Participativo 2010/2011.

Está disponível neste site a lista dos projectos submetidos a votação, bem como a lista das propostas não consideradas com as respectivas justificações.
Tal como nos anos anteriores, a votação decorre on line, através do site OP. Mas, este ano, facilitamos a vida aos participantes.
Assim, em sua casa ou no trabalho, pode registar-se no site, escolher o seu projecto e votar. Poderá, também, deslocar-se:
Para qualquer esclarecimento poderá contactar a CML, Direcção Municipal de Serviços Centrais, através dos telefones 21 798 82 20 / 21 798 94 46 / 21 798 95 04.

domingo, 3 de outubro de 2010

"Em Portugal: A Última Esperança do Lince-Ibérico", National Geographic estreia documentário domingo dia 3 de Outubro pelas 21:30

O National Geographic Channel (NGC) Portugal apresenta amanhã, dia 3 de outubro, um documentário único dedicado ao lince ibérico, a espécie mais ameaçada do planeta, símbolo do bosque mediterrânico.

"Em Portugal: A Última Esperança do Lince-Ibérico" é o título deste documentário realizado pela NGC que mostra a criação em cativeiro deste felino, com vista à sua reintrodução em Portugal, de onde desapareceu na década de 90", conforme explica a ficha do programa no canal da Natgeo.pt.

O documentário foi filmado durante cerca de ano e meio entre outubro de 2008 e março deste ano, nos centros da rede ibérica de reprodução em cativeiro na região espanhola da Andaluzia e em Silves, Portugal.

Desde o nascimento das crias (em Espanha), e o transporte para o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), e Silves, o documentário mostra como a equipa científica de ambos os países ibéricos conseguiram levar a cabo uma acção tão complexa e delicada.

De acordo com a sinopse, "os telespectadores vão poder testemunhar como se consegue reproduzir o ambiente mais adequado para garantir a sobrevivência do lince ibérico, os nascimentos, a luta contra as doenças, os processos veterinários, a alimentação e o próprio transporte para Portugal".

O documentário vai estrear no domingo, dia 3 de outubro às 21h30 e terá várias repetições até novembro.

Trata a Vida POR TU (Gal)!

Finalmente chega o tão esperado Total Life Changing Experience do Daniel Sá Nogueira ao Pavilhão Atlântico no dia 10 do 10 do 10 com mais de 10 mil pessoas em nome de 10 milhões de portugueses… TRATA VIDA POR TU GAL!

Daniel Sá Nogueira, também conhecido como “O Astronauta”, é o criador dos maiores espectáculos de formação em Portugal desde 2004 com públicos que chegam a milhares de pessoas de cada vez até 3 dias seguidos. Daniel é conhecido pela sua energia explosiva e por uma criatividade fora do vulgar. Conhecido como o Guru de Desenvolvimento Pessoal em Portugal pela imprensa, Daniel finalmente traz até nós o maior espectáculo formativo no mundo. Uma fusão entre arte e formação numa combinação de tirar a respiração durante 3 horas sem parar! Há quem lhe chama uma mistura de Cirque du Soleil, Gato Fedorento e Dalai Lama! Durante estes 180 minutos o Daniel irá surpreender com momentos de palestra, teatro, cinema, dança, luzes, pirotecnia, música ao vivo e muito muito mais. Tudo com uma mensagem profunda e sentida… Trata a Vida POR TU GAL!

TRATA AVIDA POR TU GAL é um espectáculo nunca antes visto com estreia mundial no dia 10.10.10 no Pavilhão Atlântico. É um evento que irá promover a autoconfiança, optimismo e espírito de união dos portugueses com Portugal e com os restantes seres humanos pelo mundo. TRATA A VIDA POR TU GAL é um revolução no mundo da formação de desenvolvimento pessoal no mundo. Garante já o seu lugar neste evento que irá ficar marcado na história de Portugal e talvez no planeta terra…

Tudo é (mesmo) possível…



sábado, 2 de outubro de 2010

Megaoperação ecológica em Coimbra, para receber os U2!

Reflorestação e reciclagem de todos os lixos produzidos durante os concertos dos U2 em Outubro.
in Diário de Coimbra, 26 de Setembro de 2010, João Henriques 

A Mata Nacional de Vale de Canas vai ficar ligada em «definitivo» ao duplo concerto dos U2. De forma a reduzir o impacte ambiental da dupla actuação da banda irlandesa, nos dias 23 de Outubro, no Estádio Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, através do Departamento do Ambiente, decidiu contribuir com 1000 árvores para a reflorestação, que continua por concluir, daquele espaço verde da cidade, que, recorde-se, em 2005, foi extensamente devastado pelas chamas.

Além do milhar de árvores já referido, a autarquia vai cultivar mais 200 árvores em dois terrenos municipais em espaço urbano, nos quais o município pretende criar jardins: um, junto ao quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, para o lado da Ponte Rainha Santa, no Vale das Flores; outro, na zona do Areeiro, na Rua de Ribeiro Sanches, que dá acesso à capela.

A medida, capaz de contribuir para a redução da “pegada ecológica”, partiu do Departamento do Ambiente da autarquia, embora existam outras medidas previstas e que respondem ao desafio lançado pela empresa Effect, que trabalha com os U2, que consiste em reconhecer, no fim da digressão, a cidade que teve o comportamento mais exemplar em termos ambientais.

Contentores com 20 toneladas de capacidade

Segundo Luís Providência, vereador do Ambiente, «neste momento, o que está em curso é uma megaoperação de cariz ecológico que vai arrancar nos dias que precedem os espectáculos». «A nossa iniciativa vai no sentido de dar uma resposta simbólica e exemplar do ponto de vista da compensação da produção de um nível elevado de CO2, que vai acontecer nos dois concertos», explicou Providência ao Diário de Coimbra.

As árvores autóctones vão começar a ser plantadas durante a passagem dos U2 por Coimbra e prosseguirá ao longo do mês. Em Vale de Canas, a maioria das árvores a plantar são pinheiros mansos, mas castanheiros, cerejeiras selvagens e sobreiros também entram na reflorestação. «São árvores típicas da flora portuguesa e que existiam na mata antes do incêndio devastador de 2005», esclareceu o vereador do Ambiente, antes de acrescentar que o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade vai indicar as espécies.
A plantação de 1200 árvores vai “responder” aos 100 camiões TIR, que integram a logística da banda de Dublin, e às mais de 100 mil pessoas que vão estar em Coimbra, nos dois dias dos concertos. Questionado sobre o investimento necessário para esta iniciativa, Providência revelou: «Não é um gasto significativo, já que são árvores de preço relativamente baixo, que se destinam à reflorestação, mas é um investimento que a cidade tem a obrigação de fazer».

No que diz respeito à “operação resíduos”, o vereador do Ambiente anunciou que a autarquia vai colocar mais de 300 contentores de tamanho diferenciado, numa capacidade total instalada de 20 toneladas. Serão distribuídos pelos parques de estacionamento dos 100 camiões que fazem parte da logística dos U2, pelos parques de estacionamento destinados aos fãs da banda de Dublin e pelas imediações e pelo interior do estádio.

A ideia é reciclar todos os lixos produzidos, desde latas a embalagens de plástico e outros materiais. «Vai ser adquirido um conjunto de contentores de menores dimensões para colocar em todos os camarotes do Estádio Cidade de Coimbra», divulgou, ainda, Providência, antes de informar que estes, depois da dupla actuação dos U2, «serão oferecidos às escolas do concelho».

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vamos dar Colo ao Mundo de quem Precisa - o Tamariz Ajuda! 1 de Outubro 2010 23h

Vamos dar Colo ao Mundo de quem Precisa - o Tamariz Ajuda! 1 de Outubro 2010 23h

Acabar com a pobreza - ideias simples que resultam, para as quais todos podem contribuir

O objectivo da Grameen Foundation é simples - quer ver as pessoas pobres, especialmente os mais pobres e aqueles que vivem nas regiões mais remotas, ter acesso ao microcrédito e tecnologia e, como resultado do acesso a esses serviços, sairem da pobreza. 

Inspirada no trabalho do Grameen Bank no Bangladesh, a Grameen Foundation foi criada para acelerar o impacto do microcrédito junto das pessoas mais pobres do mundo. Fundado em 1976 pelo Professor Muhammad Yunus  o Grameen Bank já apoia mais de 7 milhões de famílias pobres com empréstimos, poupanças, seguros e outros serviços. O banco é detido completamente pelos seus clientes e tem sido um modelo para as instituições de microfinanças em todo o mundo. Em 2006, o professor Yunus e o Grameen Bank receberam conjuntamente o Prémio Nobel da Paz. O presidente Barack Obama concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade ao professor Yunus em 2009.

A Grameen Foundation tem a visão de um mundo em que os pobres quebraram a cadeia geracional da pobreza e vivem uma vida de dignidade, respeito e oportunidade; ajuda os mais pobres do mundo, especialmente as mulheres, a melhorar as suas vidas e a escapar da pobreza através do acesso ao microcrédito e tecnologia.

Criando oportunidades para os mais pobres do mundo.  A Grameen Foundation proporciona a micro-financiadores nas comunidades pobres o acesso ao capital de que precisam para fazer micro-empréstimos a mulheres que estão a desenvolver ou a expandir um pequeno negócio. Em muitas das regiões mais pobres do mundo, a criação de micro empresas é a única forma das famílias escaparem da pobreza e construir um futuro melhor para seus filhos.

Soluções com escala, fáceis de replicar, para quebrar o ciclo de pobreza nos países em desenvolvimento.  À medida que os clientes pagam os seus micro-empréstimos, os fundos são reciclados em novos empréstimos, multiplicando assim o número de pessoas pobres, que pode começar a sua jornada para sair da pobreza. A Grameen Foundation desenvolve e difunde tecnologias e software open source que podem ser usados por profissionais no serviço aos pobres. 

Aproveitando o conhecimento e a experiência de parceiros locais para criar os programas com a maior eficácia possível.  A Grameen Foundation aumenta a eficácia e impacto do financiamento nas comunidades através do fortalecimento e apoio às organizações locais.  É assegurado o respeito pelos modos de vida locais através da implementação de projectos para acabar com a pobreza em parceria com as organizações e líderes locais.

Cada um de nós pode fazer parte desta mudança. Junte-se à crescente comunidade de doadores da Grameen Foundation e descubra que pode estar a contribuir activamente para transformar a vida de pessoas que realmente necessitam. Saiba como, aqui...