Propomos-nos o desafio de partilhar boas notícias: de esperança, de humanidade e de justiça; queremos combater o deficit de boas notícias - Some News are Good News Queremos apresentar iniciativas que ajudem a "drenar" o pântano da indiferença e desamor, ajudando a reconstruir esperança no futuro.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Artista norueguês dá concerto em Londres com instrumentos de gelo [com vídeo] - Sol
Londres recebe concerto de instrumentos de gelo [com vídeo]
O grande palco londrino de Somerset House vai acolher no próximo fim-de-semana uma série de concertos fora do comum, em que os instrumentos feitos de gelo prometem aquecer o ambiente.
Esta experiência está a cargo do compositor e percussionista norueguês Terje Isungset.
Isungset declara que a «ideia de fazer música com gelo lhe surgiu há cerca de dez anos», altura em que lhe pediram para actuar atrás de uma queda de água gelada no festival de Lillehammer. Conta que «como tinha estado a trabalhar em criar sons a partir de elementos tais como pedras e madeira», decidiu utilizar outro elemento natural para produzir sons: a água.
Terje será acompanhado pela vocalista Lena Nymark, também norueguesa.
Os dois músicos trabalham juntos há anos e tornaram-se especialistas em criar uma série de sons originais a partir de instrumentos gelados, entre os quais se contam a harpa de gelo e uma série de instrumentos de percussão, incluindo uma construção que se assemelha a um xilofone.
Avança que é possível atingir várias tonalidades com os instrumentos e que apesar que serem frios, o seu som é bastante quente.
De acordo com o The Telegraph, os concertos em Somerset terão lugar dentro de uma construção especial que se assemelha a um iglô.
Entre concertos, a construção transforma-se numa instalação de arte dentro da qual se podem ouvir sons etéreos enquanto são projectadas imagens vídeo que evocam as paisagens geladas no Norte de Europa.