A iniciativa organizada por um grupo de jovens, procura angariar e doar cerca de dez mil peças de roupa aos mais carenciados.
25-8-2011, Jornal de Notícias
Gaeiras, em Óbidos, vai ser invadida, no sábado, por um estendal que pode atingir os oito quilómetros e percorrer todas as ruas da cidade.
"Um Cordão (com)vida" é o nome da iniciativa de solidariedade que está a ser promovida pelo grupo "Jovens Voluntários de Gaeiras" (JVG), e que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Gaeiras e da Câmara Municipal de Óbidos.
A entrega de donativos está a decorrer na Junta de Freguesia de Gaeiras onde, até ao momento, "já foram recebidas milhares de peças de roupa e calçado para todas as idades", adianta Ricardo Duque, citado pela agência Lusa. O objectivo será atingir "cerca de dez mil peças de vestuário", continuou o jovem.
De acordo com Ricardo Duque, já foram angariadas roupas "para um cordão com uma extensão de pelo menos três quilómetros". No entanto, o grande objectivo dos jovens é "conseguir estender o cordão por todas as ruas da vila", numa extensão que pode chegar até aos oito quilómetros.
A iniciativa prevê a participação da população, que poderá pendurar, no estendal, a roupa que pretende doar.
As roupas angariadas através desta acção de solidariedade serão, depois, oferecidas às instituições "Abraço", "Casa do Gil" e a famílias carenciadas do concelho.
A iniciativa vai decorrer durante o dia de sábado e conta com um programa de animação, onde se inclui um colóquio com a participação de representantes da "Abraço" e "Casa do Gil".
Os "Jovens Voluntários de Gaeiras" vão também desenvolver uma campanha de "solidariedade itinerante", que vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos.
Com a iniciativa, os jovens pretendem criar um "espaço solidário", onde a população mais desfavorecida das várias freguesias do conselho se possa dirigir para levantar peças de vestuário e calçado.