segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Organização Mundial de Saúde recomenda…

pelo menos 150 minutos semanais de actividade aeróbia moderada a intensa para melhorar o estado geral de saúde de um adulto

Quinta, 25 Agosto 2011, Sportlife

Para melhorar a condição cardiovascular e muscular, saúde dos ossos e reduzir o risco de doenças e depressão são:
  1. Adultos entre os 18 e os 64 anos pelo menos 150 minutos de actividade aeróbia moderada a intensa ou pelo menos 75 minutos de actividade aeróbia intensa ao longo da semana ou o equivalente de actividade moderada e vigorosa.
  2. A actividade aeróbia deve ser realizada em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.
  3. Para benefícios de saúde extra, os adultos deverão aumentar a actividade aeróbia moderada para 300 minutos por semana, ou aumentar para pelo menos 150 minutos de actividade aeróbia intensa ou uma combinação equivalente de actividade moderada e vigorosa.
  4. As actividades de força muscular devem ser feitas de forma a envolver o máximo de grupos musculares em 2 ou mais dias por semana.
Os homens e mulheres que praticam exercício físico:
  • apresentam taxas menores de mortalidade, doenças coronárias, hipertensão, diabetes tipo2, cancro do cólon e da mama e depressão;
  • têm menos risco de fracturas;
  • apresentam um nível mais alto de capacidade cardiovascular e muscular;
  • conseguem mais facilmente manter o peso, ter um corpo e composição corporal mais saudável.
As pessoas inactivas devem começar com a introdução de pequenas quantidades de actividade física e gradualmente aumentar a duração, frequência e intensidade. Estas recomendações são válidas para todos os adultos saudáveis entre os 18 e os 64 anos, a menos que apresentem alguma situação médica específica.

Grávidas e cardíacos devem consultar o médico antes de iniciarem um programa de exercício.