segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inaugurado primeiro laboratório de nano-fabricação em Portugal

in Rádio Renascença, 28 de Fevereiro de 2011

 
Infra-estrutura só foi possível graças à maior bolsa alguma vez atribuída a um cientista português, na ordem dos 2,25 milhões de euros.
O primeiro laboratório da nano-fabricação em Portugal é inaugurado hoje e vai funcionar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Uma inovação possível graças à maior bolsa alguma vez atribuída a um cientista português, na ordem dos 2,25 milhões de euros.

O laboratório, cujo equipamento custou cerca de um milhão de euros, vai permitir que Portugal seja mais competitivo no domínio das nano-tecnologias, potenciando o desenvolvimento de materiais à nano escala e apoiando a criação de novos produtos e materiais na área da saúde.

Com esta nano-ferramenta, nós vamos poder construir dispositivos médicos a uma escala muito pequena e fazer mesmo a terapia ou ajudar na terapia de certas doenças”, explica Elvira Fortunato, chefe de equipa do laboratório.

Um dos principais convidados da cerimónia de inauguração é o Presidente da República, Cavaco Silva, que vai, assim, estar presente esta tarde no campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia no Monte da Caparica, em Almada.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Ericeira é Reserva Mundial de Surf!

Ribeira d'Ilhas, Ericeira
Foi anunciado no dia 24 de Fevereiro que duas das candidatas a Reservas Mundiais de Surf foram aprovadas e juntam-se assim a Malibu, Califórnia.

Ambas as regiões são icónicas e grandes referências para o surf mundial. A zona de Santa Cruz, tem aproximadamente 11kms de costa e uma vasta colecção de ondas de sonho, onde constam entre as mais conhecidas, os picos de direita, Steamer Lane e Pleasure Point.

"Não consigo pensar em outro local que mereça mais isto do que Santa Cruz", diz Jack O´Neill, que inventou o fato de surf para que ele e os seus amigos pudessem surfar nas águas geladas de Santa Cruz. "Tem imensos picos incríveis, uma comunidade surfista fantástica e uma costa simplesmente única. Vai ser muito bom, pois a World Surfing Reserve - Reservas Mundias de Surf, vão ajudar a preservar a área", concluiu.

A Ericeira é conhecida como a Meca do surf para os portugueses e mesmo para os surfistas internacionais. Uma costa de 4 kms que contém vários picos com uma elevada qualidade, incluindo a famosa direita de Ribeira d´Ilhas.

"A Ericeira tem uma grande diversidade de ondas, que se adapta a qualquer pessoa", diz o português Tiago Pires, que cresceu a surfar naquela zona. "Existem ondas grandes, ondas pequenas, ondas para surfistas experientes e para amadores. Adoro esta zona e estou super feliz de ver que recebeu o reconhecimento que merece. Esta vai ser mais uma ferramenta para a proteger", concluiu Saca.

A WSR - World Surfing Reserves, procura escolher e proteger, em conjunto com as comunidades locais, as mais importantes áreas de surf do planeta. Esses lugar são escolhidos a partir de vários critérios: a qualidade e consistência das ondas, a importância da cultura e história do surf, as características ambientais e o apoio da comunidade local. Até há data, já foram submetidas milhares de candidaturas de 34 países diferentes.

 O 10x campeão do mundo, Kelly Slater, que demonstrou o seu apoio à WRC no ano passado, já comentou as mais recentes reservas mundiais de surf: "Cada vez que temos a oportunidade de proteger uma praia ou um pico, eu estou 100% de acordo."

Cada reserva mundial de surf pretende proteger a orla costeira, as ondas e o habitat natural, do desenvolvimento e construção inapropriado, ditando regras e limites. Assim temos a garantia que a Ericeira continuará a ser a Meca do surf em Portugal e no Mundo.

Vamos todos Plantar Portugal - Semana da Primavera Biológica - 21 a 27 de Março

Vamos garantir um modo de vida mais saudável, ecológico e auto-sustentável.
Vamos plantar hortas pomares e jardins!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Português no topo da investigação de software para invisuais - Natural de Vila Verde, cego congénito, integra grupo que desenvolve software livre para invisuais

in JN, 2011-01-24, Pedro Vila-Chã

Abílio Guimarães começou como todos os invisuais a aprender braille, mas desenvolveu conhecimentos que o levaram ao topo da investigação mundial do software para invisuais.

Além do OpenOffice livre (o programa para invisuais custa 1300 euros), Abílio Guimarães tem participado no projecto NonVisual Desktop Access (NVDA), responsável por inúmeras adaptações informáticas que facilitam a vida a quem não vê, como por exemplo, a instalação de som nas caixas multibanco dos Estados Unidos.

A experiência de Abílio Guimarães iniciou-se em Vila Verde, na criação do fundo documental para cegos e amblíopes. Ali foi reunida documentação em braille e suporte áudio. "Fui investigando novos apoios, porque a ambição era alcançar os melhores meios. Investiguei e dei passos para a Informática. A ideia era criar software livre à escala mundial e a oportunidade abriu-se com o convite de um grupo australiano, integrando a investigação que previa instalação de software na região do Texas.

"Elaborei um projecto que envolveu todas as entidades de Dallas e Forthworth. Um cego que esteja numa paragem de autocarro fica a saber para onde vai, as páginas das entidades estão todas adaptadas para cegos. Seria interessante que houvesse esse laivo de inovação na região do Minho", lança o alerta Abílio Guimarães.

Em Vila Verde (e em Portugal), Abílio Guimarães destaca o facto de a Biblioteca Municipal local ser a "única instituição pública a disponibilizar software livre a quem procura. Este espaço vai além da biblioteca comum, preparando as pessoas e formando-as para acolher informação". Em termos práticos, com o software, qualquer invisual pode digitalizar uma carta do banco e ficar a saber o assunto. "Podem aceder e produzir informação, sem dependerem dos outros", destaca Abílio, lembrando que entre os 200 utilizadores já formados contam-se pessoas de todo o país. "Há pessoas que vivem escondidas, devido à sua deficiência. Se este software for alargado a outras instituições, certamente que haverá mais pessoas a aderir". E alerta os responsáveis: "ao nível económico, uma pessoa cega integrada custa muito menos ao erário público".

Abílio garante que quem frequenta o curso "não sai sem saber como evitar um vírus na Internet, usa todos os dedos para escrever, sabe corrigir um texto. Aqui funcionamos como uma espécie de centro consultivo, porque também indicamos que computadores ou telemóveis devem adquirir".

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O peixe é um antidepressivo natural - Ómega 3 influencia no humor

Os ómegas 3 são parte dos ácidos gordos essenciais ao nosso organismo e que este não sabe sintetizar. Encontram-se preferencialmente no peixe e já foram provados os seus benefícios, nomeadamente para o coração.

Novos avanços defendem que estes ácidos gordos são igualmente importantes para a esfera cerebral, com efeitos favoráveis sobre a depressão. Um estudo do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica (Inserm), em França, aplicado em ratos, demonstra que a carência de ómega 3 afecta negativamente o humor. O trabalho foi publicado na «Nature Neuroscience».

Já foi provado que regimes deficitários em ómega 3 influenciam no declínio cognitivo, das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro.

Foi neste contexto que os investigadores do Inserm quiseram perceber o impacto da carência experimental de ómega 3 a nível cerebral. O director de investigação do instituto, Olivier Manzoni, explica que os ratos foram submetidos a uma dieta pobre nesse ácido gordo durante a gestação e aleitamento dos animais.

Entretanto, os novos ratinhos mantiveram o regime até à idade adulta e antes de passarem sob diferentes testes – presença de um novo congénere, de um ambiente desconhecido e de um banho de água – para os cientistas poderem verificar os níveis de inibição dos animais. Os ratos com carência demonstraram serem mais ansiosos e menos exploradores.

O estudo demonstrou que um regime deficitário em ómega 3 pode influenciar o humor, mas o director do Inserm salienta que isso não significa que comer desalmadamente alimentos com este ácido gordo possa curar uma depressão ou evitá-la, mas que a sua carência, ou seja, um regime desequilibrado pode activar a doença.

Agora, os investigadores querem perceber o que acontece aos animais caso reencontrem uma alimentação equilibrada. Avisam que uma ementa semanal onde se inclua duas vezes peixe é uma das melhores armas alimentares ‘anti-depressão’.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alterar hábitos. Modificar comportamentos. Ganhar saúde.


Rituais de Vida Saudável não é mais um site  sobre saúde.
 


Este é um projecto inovador, resultado da iniciativa conjunta da One to One e da Faculdade de Motricidade Humana e que conta com a parceria institucional da Direcção-Geral da Saúde. Assume-se como uma forma de serviço público, disponibilizando à comunidade orientações específicas e cientificamente validadas sobre hábitos e estilos de vida saudável.

Alterar hábitos. Modificar comportamentos. Ganhar saúde.
Esta é a nossa aposta: ajudar a alterar hábitos, a modificar comportamentos, a desmistificar ideias feitas... indo ao encontro do crescente desejo de todos por rotinas fisicamente mais saudáveis, mas também do desejo por vidas mais preenchidas por momentos com significado. RITUAIS diários que se querem repetir. E repetir. E repetir...!


A aposta do Rituais de Vida Saudável é o sucesso de quem deseja adoptar um estilo de vida mais saudável! Dê pequenos (ou grandes!) passos para um estilo de vida mais saudável, e verá que vale a pena investir neste desafio.
 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Comprei a pensar em si - Vamos Espalhar Sorrisos e Vitaminas na semana de 21 a 27 de Fevereiro

Fazer a diferença na vida de quem pouco tem, custa muito pouco ou nada.

Ao longo desta semana somos todos desafiados a ajudar os que estão à distância de um braço estendido mas que nós tantas vezes insistimos ignorar.

Imaginem que estão a pedir ou a vender a revista Cais nos sinais luminosos, ou então que estão com frio e cansados, sentados no chão, que são pobres, sem abrigo, ou simplesmente a passar uma fase mais complicada.

Quando nos falta muita coisa, e o orçamento não é suficiente, a fruta será, porventura, dos primeiros alimentos que retiramos dos nossos cestos das compras. No entanto a fruta é essencial para uma alimentação saudável e é um dos tipos de alimento da roda dos alimentos que devemos ingerir diariamente em quantidades mais significativas...

Ora bem na Semana de 21 a 27 de Fevereiro somos todos (habitantes de Portugal e de todo o mundo) desafiados a levar connosco, no carro, na carteira ou mochila, algumas peças de fruta para distribuir a alguém que esteja a pedir ou pareça necessitado. Ao dar a fruta digam algo como "COMPREI A PENSAR EM SI!".

Saber que os outros pensaram neles fará toda a diferença e sem dúvida que a fruta saberá muito melhor.
Se as vitaminas da fruta farão muito pela saúde de quem a consome, a simpatia e iniciativa de quem a oferecer também fará muito pelos seus sorrisos e amor próprio.
 

A iniciativa foi lançada no Facebook, mas não se limita a quem é utilizador das redes sociais... o registo no Facebook é interessante para se ter a noção da dimensão que a iniciativa tomou em apenas uma semana de divulgação, mas não é fundamental. Importante, importante, é distribuir fruta por todos aqueles a quem faz falta.


Já agora, se "comprar o que é nosso", ajuda também a economia nacional que também precisa de muitas vitaminas.


E porque não, transformar a iniciativa de uma semana num hábito do dia a dia, todos os dias?

Vale a pena pensar nisto...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Twitter dá voz aos sem abrigo de nova Iorque

Todos os dias evitamos o contacto com os sem-abrigo, ignoramo-los, não os vemos, olhamos através deles.” É assim que começa a apresentação do projecto Underheard in New York, que aposta nos novos media para proporcionar uma aproximação entre a população e os sem-abrigo, pelo conhecimento.
Por falta de confiança, desconforto ou estereótipos, é mais fácil encarar os sem abrigo como um grupo do que enquanto indivíduos, escrevem os responsáveis pela iniciativa, com a qual pretendem “ajudar os sem-abrigo a falar por si próprios”.

Assim, quatro sem-abrigo da cidade de Nova Iorque foram munidos de telemóveis com acesso ao Twitter e mensagens ilimitadas. O desafio era partilharem com o mundo os seus pensamentos, sentimentos e acções através da rede social de microblogs, numa experiência destinada a fomentar a sua interacção com a comunidade através da Internet.

Fonte: Tek.Sapo