segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Menina de nove anos combate cancro com transplante de seis órgãos

Alannah Shevenell, uma menina norte-americana de nove anos, viu as suas probabilidades de sobrevivência aumentarem depois de uma cirurgia inédita lhe ter substituído na totalidade seis dos seus órgãos vitais: esófago, fígado, estômago, baço, pâncreas e intestino delgado.

in Sol, 3 de Fevereiro de 2012


Tudo começou em 2008, quando Alannah, na altura com cinco anos, começou a fazer febres altas e a perder peso enquanto a sua barriga inchava. Foi então que os médicos descobriram uma rara forma de tumor malígno (sarcoma), impossível de remover e difícil de tratar com quimioterapia.

Ano após ano, as infrutíferas tentativas de tratamento apenas resultaram no alastrar do tumor para vários órgãos.
Depois de três meses de recuperação, aumentam agora as expectativas de sucesso no duro combate a um tumor que começou a pressionar o esófago e a aproximar-se do coração da criança da província de Maine, EUA.

Segundo explica Heung Bae Kim, o cirurgião do Hospital Pediátrico de Boston responsável pelo caso, o transplante multi-órgãos foi a única solução possível para o caso de Allannah e, para isso, a criança esteve mais de um ano em lista de espera.

Quando, em Outubro do ano passado, chegou finalmente a sua vez, a família estava ciente de que as hipóteses de sucesso da operação eram de 50 por cento. No entanto, a arriscada cirurgia parecia ser a única via possível.

De acordo com a CBS, o transplante de seis órgãos foi um procedimento inédito e o transplante do esófago, em particular, foi o primeiro feito em todo o mundo. Para o cirurgião de Alannah, esta foi «provavelmente uma das mais extensas remoções de tumores alguma vez feita».

Mais de três meses depois, a criança de 9 anos regressa optimista a casa, onde vive com os avós, mas vai ter de se submeter a exames de rotina para o resto da vida. Para além disso, terá de tomar diariamente nove comprimidos, alguns duas, três ou quatro vezes por dia, explica a CBS.



Tendo em conta que o seu sistema imunitário se encontra extremamente debilitado, terá de seguir umaa dieta rigorosa e tomar todas as precauções necessárias quando sair à rua.

SOL