terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cinco portugueses distinguidos nos EUA para serem "futuros líderes científicos"

Prémio no valor de 518.000 euros atribuído pelo Instituto Médico Howard Hughes

Publicado no Publico, 24.01.2012 Por Nicolau Ferreira

Cinco cientistas portugueses e uma investigadora norte-americana que trabalha em Portugal foram premiados pelo Instituto Médico Howard Hughes, dos Estados Unidos, com montantes no valor de 518.000 euros para a sua investigação, numa lista internacional de 28 premiados reconhecidos por serem “futuros líderes científicos nos seus países”. Os prémios vão ser utilizados na investigação em parasitologia, neurociências, comunicação entre bactérias, metabolismo celular e envelhecimento.

Este concurso lançado pela instituição, que é uma forte promotora da ciência nos EUA, dá bolsas na área das ciências médicas para cientistas internacionais que estão no começo da carreira como chefes de laboratórios, ou seja, são chefes de um grupo de investigação há menos de sete anos. O dinheiro vai ser distribuído ao longo dos próximos cinco anos.

De entre 760 candidatos, provenientes dos 18 países elegíveis para este concurso, a nível nacional foram premiados Rui Costa e Megan Carey, norte-americana, da Fundação Champalimaud, Karina Xavier e Miguel Godinho Ferreira, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e Luísa Figueiredo, do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

Pedro Carvalho foi o único português a ganhar o prémio fora do território nacional. O cientista trabalha no Centro de Regulação Genómica, em Barcelona, na Espanha.

Portugal ficou em segundo lugar, ao lado de Espanha, no número de vencedores. Em primeiro lugar ficou a China, que teve sete premiados. Entre as outras nações elegíveis estavam a Índia, o Brasil, a Itália, a Rússia, a Turquia e a Coreia do Sul.

“Para uma comunidade científica da dimensão da que existe em Portugal, uma proporção de cinco em 28 premiados é um claro sinal da qualidade dos cientistas que aqui trabalham e, sobretudo, da capacidade que centros de investigação em Portugal têm para competir a nível internacional”, disseram os cientistas que trabalham em Portugal, num comunicado conjunto.

Luísa Figueiredo investiga os mecanismos com que os parasitas evitam o sistema imunitário do hospedeiro. Rui Costa e Megan Carey estudam os circuitos cerebrais que controlam o comportamento. Karina Xavier investiga a comunicação entre bactérias no contexto da flora intestinal, e está a tentar manipulá-las para tirar partido das suas propriedades protectoras contra doenças. Miguel Godinho Ferreira trabalha com o peixe-zebra para compreender os processos envolvidos no envelhecimento. Pedro Carvalho estuda como é que as proteínas nocivas que são produzidas pelas células, são posteriormente eliminadas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Isabel Jonet - presidente da Federação dos Bancos Alimentares - Europeia do Ano 2012


 

A actividade dos Bancos Alimentares foi reconhecida a nível europeu. A Presidente da Federação Portuguesa dos BAS - Isabel Jonet - foi nomeada "Europeia do Ano" pelos 21 directores das edições europeias da revista Selecções do Reader’s Digest. Parabéns à Isabel Jonet e a todas as pessoas que colaboram com os BAs por este pais fora. A entrega do prémio é no BA, em Alcântara,no dia 15 de Fevereiro às 17h.

Vejam informações sobre os Bancos Alimentares no facebook  ou em http://www.bancoalimentar.pt/.