quarta-feira, 24 de junho de 2009

Loja solidária ajuda mais necessitados


«É Dado» é o nome da loja solidária que esta tarde abre as portas em Carnide e é a última expressão do projecto «Igreja Solidária», que a diocese de Lisboa lançou há cerca de dois meses.

Trata-se de uma loja onde quem precisa pode ir procurar roupa, calçado, quer para homem, como para senhora e crianças, brinquedos, experimentar, como em qualquer outro estabelecimento e, como o nome indica, levar, porque é dado.


Loja solidária ajuda mais necessitados

domingo, 21 de junho de 2009

Férias para mães de pessoas com deficiência

Bem sei que não falta muito tempo para o encerramento das inscrições, mas parece-me uma iniciativa merecedora de divulgação!

Em Agosto e agora também em Setembro de 2009, pelo quarto ano consecutivo, o Santuário de Fátima, com apoio na organização do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), proporcionará férias para mães de pessoas com deficiência que cuidam dos seus filhos em casa.

As inscrições estão abertas, até 30 de Junho.

A actividade desenvolver-se-á em três períodos de uma semana. No primeiro poderão participar deficientes com idades compreendidas entre os 7 e os 20 anos. Na segunda e terceira semana aqueles que têm entre 21 e 40 anos de idade.

A proposta de inscrição está disponível em www.fatima.pt e deve ser enviada para o Movimento da Mensagem de Fátima.

Proposta de Inscrição / Questionário

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Banco Alimentar de Lisboa angariou 514 toneladas de produtos na campanha de recolha de 30 e 31 de Maio de 2009

2009.06.01

O Banco Alimentar de Lisboa angariou 514 toneladas de produtos na campanha de recolha de 30 e 31 de Maio de 2009

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa foram angariadas 514 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha. Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a cerca de 62.000 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 294 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 4.000 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 156 supermercados onde foi organizada a recolha.

Fonte: Banco Alimentar Contra a Fome - Lisboa

Crise leva Misericórdias a criar banco de voluntários

Diário de Notícias, 2009.06.12

A resposta ao aumento dos pedidos de ajuda pode passar pela ajuda dos cidadãos, que vão receber formação específica.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai criar um banco de voluntários a nível nacional para poder dar resposta ao aumento de pedidos de ajuda em tempo de crise. As inscrições abrem hoje.

"Sabemos que há pessoas disponíveis para dar parte do seu tempo e empenho em ajudar os mais necessitados. Essa vontade precisa ser organizada, estruturada, com enquadramento institucional", afirmou ao DN, Carlos Andrade, do secretariado nacional da UMP, cujo IX Congresso termina amanhã no Funchal.

O banco de voluntários é uma das soluções para ajudar a resolver o aumento dos pedidos de ajuda, que no caso das refeições servidas nas cozinhas económicas subiram 50%. "É Gente muito mais nova, famílias que têm dificuldades em assegurar as suas comparticipações, quer nas creches, quer nos lares de idosos. Estamos perante novos fenómenos", explicou ao DN Manuel de Lemos , presidente da UMP.

Se a partir de hoje qualquer pessoa interessada em ajudar as misericórdias se pode inscrever no site oficial, Banco de Voluntariado ( www.ump.pt.), todos os voluntários terão formação.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Curso de bombeiro transforma jovens excluídos em alunos de sucesso

Catorze jovens e adolescentes de Óbidos, com problemas de insucesso e em risco de abandonar a escola, vão concluir com aproveitamento um curso onde aprenderam a ser bombeiros, o que lhes permitirá obter a equivalência ao 9.º ano.



«A escola não lhes dizia nada mas ao frequentarem este curso acabaram por encontrar um projecto de vida», disse à agência Lusa Matilde Monteiro, do Conselho Executivo do Agrupamento Josefa de Óbidos e coordenadora do curso.

O Curso na área da Protecção e Prestação de Socorros partiu de uma proposta de Sérgio Gomes, comandante dos bombeiros de Óbidos.

A sugestão foi aceite pelo agrupamento de escolas Josefa de Óbidos que, no âmbito dos cursos de Educação e Formação - que proporcionam aos alunos a equivalência ao 9º ano - propôs pela primeira vez ao Ministério da Educação um curso de dois anos na área da Protecção e Prestação de Socorros.

Leia a notícia completa no Sol.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ajudar a Marta

Partilhei convosco, ao longo dos últimos tempos, a angústia de uma família amiga, cuja filha - a Marta (agora com 5 anos) - sofre de uma leucemia muito grave.
Apelámos a que se inscrevessem no Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea na esperança de se encontrar um dador de medula compatível com a Marta, para que se pudesse fazer um transplante de medula, que é uma medida essencial para que a Marta possa vir a curar-se. Dei eco de algumas das iniciativas que se foram realizando nesse sentido.

Hoje partilho convosco uma esperança renovada!
Foi encontrado um dador compatível com a Marta!
Não posso negar que receber esta notícia me deixou profundamente comovido, pela Marta, mas também, sobretudo, por ter havido tanta gente mobilizada e com disponibilidade para fazer parte da solução para este problema.

A Marta esteve muito mal na semana passada, quando sofreu uma infecção generalizada muito forte. Recuperou! Não tenho dúvidas de que as orações de tantos fizeram diferença na sua vida.

O transplante de medula é mais uma esperança na melhoria do seu estado de saúde, não sendo isenta de riscos. E, por isso, a Marta continua a precisar das nossas orações e carinho.

Como a Marta, há outras pessoas que precisam de transplante de medula. Como a Marta, têm a esperança de que um dador compatível venha a ser encontrado. Por essa razão não podemos desmobilizar. Falem a toda a gente da diferença que qualquer um pode fazer na vida de um irmão nosso! Não deixem de se inscrever no Registo Nacional de Dadores de Medula (se tiverem dúvidas perguntem-me como fazer que eu explico).

Copio a mensagem que os pais da Marta colocaram no Facebook:
Foi identificado um dador para a nossa filha Marta. Queríamos agradecer a todos o todo o empenho demonstrado. A Marta foi apenas o rosto de um problema grave que atinge milhares de crianças. Por isso, nós pais, orgulhamo-nos de tudo o que foi feito a nível de recrutamento de dadores e continuaremos empenhados nesta causa. Esta onda não pode parar! Vamos continuar a lutar pelo aumento dos dadores.

Como na Internet as notícias correm à velocidade da luz, já aparece uma notícia no Expresso on-line.