in Rituais de Vida Saudável
Ritual: Aproveite os primeiros dias de trabalho para estabelecer os objectivos a alcançar no ano que se segue. Quem sabe este não é o incentivo que precisa para um regresso ao ambiente laboral cheio de energia e entusiasmo?!
Com maior ou menor intensidade, todos nós sentimos alguma nostalgia depois do período de férias. Nos casos em que as férias foram bastante prolongadas e/ou quando se deixou acumular demasiado cansaço antes do recurso às mesmas, poderão inclusive surgir episódios de ansiedade, angústia, enxaquecas (as tão conhecidas dores de cabeça), perda de apetite e até humor depressivo. Nada que do ponto de vista fisiológico e psicológico não tenha explicações evidentes.
Se pensarmos que o regresso à vida normal implica, em grande parte dos casos, a exposição ao stresse laboral, a readaptação às rotinas domésticas e aos horários matutinos, a reorganização familiar e, para quem vive em grandes cidades, o confronto com o congestionamento rodoviário, facilmente encontramos razões de sobra para os sintomas referidos.
Contudo, há que tomar algumas precauções para que a chamada “síndrome pós-férias” – habitual numa elevada percentagem de pessoas - não elimine os benefícios desta preciosa época do ano. Deixamos de seguida algumas sugestões que podem ajudar a superar esta fase angustiante. E já agora, porque não divulgá-las também pelos seus colegas de trabalho?! Votos de um bom regresso de férias!
A CONSIDERAR:
- Evite regressar de férias na véspera do dia de trabalho! Reservar 2-3 dias para, progressivamente, se adaptar aos novos horários e rotinas, pode ser uma estratégia interessante para esboçar um sorriso no primeiro dia de trabalho.
- Se aproveita as suas férias para prolongar o sono matinal, procure deitar-se um pouco mais cedo nos 3-4 últimos dias, levantando-se também um pouco mais cedo neste período. Certamente o regresso aos horários mais rígidos ficará facilitado.
- Procure dormir tranquilamente entre 7 a 8 horas por dia, restabelecendo a energia que os primeiros dias de trabalho lhe podem tirar.
- Não deixe as compras imprescindíveis para a última hora! Enquanto passeia nas suas férias, pode muito bem passar numa papelaria e adquirir alguns dos materiais escolares que os seus filhos mais precisam. Além disso, evita as habituais filas. E já agora, porque não guardar a lista de materiais a adquirir de um ano para o outro? Será menos uma preocupação…
- Porque não aproveitar o fim das férias para planear as férias seguintes?! Mesmo que seja em tom de brincadeira, a adopção desta sugestão poderá ajudar a prolongar o clima de descontracção e alegria. Parece-lhe sugestivo?
- Se a gastronomia das suas férias é tipicamente mais calórica, opte por incluir mais alimentos de origem vegetal nas refeições do período que se segue. As leguminosas, a fruta, os cereais integrais, os vegetais (especialmente os de folha verde e crucíferos) são especialmente interessantes para um melhor controlo do seu peso.
- Aproveite a adaptação às velhas rotinas para incluir também algumas outras mais saudáveis! Quem sabe se a inscrição num ginásio ou o início de um programa de caminhada com o(a) melhor amigo(a) não tornarão este ano mais rico na promoção da sua saúde?
- Guarde na sua memória os melhores momentos que desfrutou nas férias: os locais mais bonitos, os restaurantes mais encantadores, as praias mais relaxantes, as brincadeiras mais ridículas (!), as músicas mais aconchegantes, os beijos mais refrescantes… Relembrar estes momentos nos momentos mais stressantes dos primeiros dias de trabalho pode ser suficiente para conseguir maior tranquilidade e resiliência.
- Finalmente, e já a pensar nas próximas férias… Seleccione previamente a banda sonora que irá ouvir mais frequentemente, de preferência com melodias relaxantes e alegres. Experimente ouvir essas mesmas músicas mais tarde, nos momentos mais aborrecidos, e verá que o impacto positivo que exercem na sua disposição!