domingo, 22 de agosto de 2010

BOOM - Arte e cultura de braço dado com a promoção de boas práticas de protecção do ambiente

A 8ª edição do Boom Festival tem lugar entre os dias 18 e 26 de Agosto na Herdade da Granja, em
Idanha-a-Nova. Tal como nas edições anteriores o Boom mantém a sua tradição de ser o evento português com mais projecção no estrangeiro. A par de ser um festival intercultural, é um acontecimento multidisciplinar, transgeracional e sustentável. O Boom diferencia-se por ser um festival de cultura independente e expressão artística, ambiental e eticamente consciente.


O Boom é um festival bienal de cultura independente e expressão artística. A sua programação
inclui artes performativas, música, multimédia, pintura, bioconstrução, teatro, cinema, conferências, workshops ou instalações – cerca de 800 artistas de todos os continentes - a maior junta multidisciplinar dos festivais de Verão em Portugal.

O Boom é pioneiro mundial na sustentabilidade ambiental em festivais. Reconhecido pelas boas prácticas na ONU na área de sustentabilidade em eventos, o Boom Environmental Program desenvolve projectos em áreas como energia, saneamento, tratamento de águas, limpeza e educação.

Pelo reconhecimento das suas boas práticas ambientais, o Boom foi convidado pela ONU para fazer parte da United Nations Music & Environmental Stakeholder Initiative (M&E).
A iniciativa foi lançada no dia 22 de Março de 2010 na cidade de Arendal, Noruega, e contou com a presença dos festivais com melhores programas ambientais em todo o mundo. Apenas 10 festivais foram convidados pelas Nações Unidas.

O objectivo da United Nations Music & Environmental Stakeholder Initiative (M&E) – projecto criadopela United Nations Environment Programme (UNEP) - é de utilizar a popularidade da música para promover a consciência ambiental junto do público.

Iniciativas para a sustentabilidade ambiental do Boom

Boom Lab
O Boom Lab é um  projecto criado em 2010 tendo com objectivo o desenvolvimentos de soluções sustentáveis para eventos. No seu ano inaugural, o Boom Lab desenvolveu:
  1. Cinco unidades móveis de energia solar
  2. Duas unidade fixas de energia solar 
  3. Um módulo de hidrogénio para integração em geradores (movidos a óleo vegetal usado
  4. Um purificador de água de tecnologia orgone

O Seu Óleo É Música
Parte dos geradores do Boom 2010 são alimentados a óleo vegetal usado.
Em 2008 foi criado o projecto “O Seu Óleo É Música”, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para recolher o óleo em domicílios e organismos públicos nas 17 freguesias do Concelho.
O resultado foi a utilização de 45 000 lt de óleo vegetal usado poupando a emissão de 117 000 kg de CO2 para a atmosfera.
Em 2010 o óleo vegetal continua a ser um dos combustíveis mas com uma nova novidade: hidrogénio.

STAR: Sistema Tratamento Águas Residuais
O Boom introduz este ano um sistema de tratamento das águas residuais assente em plantas, inserção de minerais e evapotranspiração. Esta tecnologia serve de ponto de partida para novos modelos de reutilização de águas residuais para demonstrar ao público as diversas etapas do ciclo natural de purificação da água.

Gestão de Resíduos
A gestão de resíduos é fomentada pela responsabilidade individual.
Começando pelo consumo consciente até centenas de pessoas a trabalharem na Ecoteam, para o festival ser um exemplo de limpeza.
Todos os resíduos orgânicos são compostados e reutilizados no enriquecimento do solo agrícola.



Gestão de Recursos
O Boom desenvolve um programa de desmontagem de outros eventos para reciclagem de materiais.
Pela segunda vez o Boom celebrou um acordo com o Rock in Rio Lisboa para reutilização de equipamentos.

Consumo Consciente
O Boom incentiva a consciência nas acções. Um espaço livre de logótipos corporativos encoraja uma cultura de mudança, consciência e responsabilidade.
Os restaurantes que oferecem alimentação são seleccionados para garantir diversidade e qualidade.
Grande parte da economia Boom está baseada na criatividade e bio-regionalismo, fortalecendo a economia local.

Bioconstrução
O Boom tem-se afirmado como uma escola de sustentabilidade e nada mais efectivo do que a bioconstrução para demonstrar as possibilidades de sistemas ecologicamente correctos.
O Boom 2010 tem construções de:
  1. Fardos de palha;
  2. Super adobe;
  3. Bambú;
  4. Madeira reciclada.
Existem ainda construções a partir da técnica de baixo custo, ferrocimento.

Mais informações sobre o Boom e a sua programação podem ser consultadas aqui.
Siga o Boom 2010 no Twitter.