Na noite de quarta-feira, um dia antes do previsto, nasceram, em cativeiro, três linces ibéricos no Parque Nacional Doñana, na região espanhola da Andaluzia.
A mãe dos linces, Saliega, vive no parque há alguns anos e este foi o seu quinto parto. No total, já teve 13 filhos, enquanto que para Almorodaux, o pai, foi a sua primeira experiência em cativeiro.
'O projecto de criação do lince ibérico é muito importante porque é necessário reforçar as populações que existem e, ao mesmo tempo, reintroduzir a espécie na Natureza', explicou ao CM o biólogo Jorge Palmeirim da Comissão Científica do Projecto do Lince Ibérico da Liga Portuguesa da Protecção da Natureza.
Em 2007, Portugal e Espanha assinaram o Pacto Ibérico pelo Lince, no qual ambos os países se comprometiam a preservar esta espécie, classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como a mais ameaçada em todo o Mundo.
'Vamos ter em Silves o Centro de Reprodução do Lince Ibérico. O objectivo a médio prazo é libertar a espécie ', sublinhou Jorge Palmeirim. A longo prazo, Portugal e Espanha querem criar, em conjunto, condições para que a espécie se reproduza no seu habitat, razão pela qual estes dois países levam a cabo o projecto Iberlinx, com um orçamento de 1, 2 milhões de euros.
Fonte: Correio da Manhã
Outras notícias sobre o mesmo tema: Sic