terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Menina de 10 anos é a mais nova a descobrir uma Supernova



Kathryn Gray, no Canadá, foi a mais nova a descobrir uma Supernova - Sol


No Canadá uma menina de dez anos tornou-se na pessoa mais nova do mundo a descobrir uma supernova - uma estrela muitas vezes maior do que o sol que quando explode pode em pouco tempo iluminar toda uma galáxia.
Kathryn Gray estava a estudar imagens tiradas num observatório na companhia do pai, um astrónomo amador, quando descobriu a magnitude da Supernova 2010lt.
As supernovas são fenómenos raros que consistem em explosões estelares que marcam a morte violenta de estrelas. DE acordo com a CNN, a última supernova foi descoberta há centenas de anos.
A menina de dez anos encontrou esta estrela na galáxia UGC 3378, cerca de 240 milhões de anos luz de distância da terra, na constelação de Camelopardalis.
O pai da menina, Paul Gray ajudou-a a fazer a descoberta. O método implica analisar imagens antigas de campos de estrelas e compará-los com imagens novas.
A descoberta foi verificada por um astrónomo independente e oficialmente registada pela Royal Astronomical Society of Canada (RASC).
Este tipo de estrelas despertam o interesse dos astrónomos porque possuem a maior parte dos elementos químicos que estiveram envolvidos na produção do nosso planeta, assim supernovas distantes podem ser utilizadas para estimar não só o tamanho, mas também a idade do nosso universo.