quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"O Chapim é uma ave que vive em quase todo o mundo e canta melodiosamente.
É pequeno, tem um bico curto e afiado e existem variedades com a plumagem de muitas cores, embora outras tenham a plumagem pouco colorida.

O Chapim-Comum, frequente na Europa, mede cerca de 14 centímetros, tem o ventre de cor amarela e uma franja preta no abdómen. Costuma fazer o ninho na concavidade de uma árvore, de uma rocha, de uma parede, numa toca abandonada ou nos ninhos artificiais que lhes oferecem os amigos dos animais.
Tal como o Chapim, as pessoas portadoras de necessidades especiais vivem em todo o mundo e mesmo ao lado de nós e, se estivermos atentos, poderemos ouvi-las “cantar melodiosamente”.
As variedades das plumagens do Chapim (desde coloridas até às poucas coloridas) traduzem os seres humanos com mais potencialidades e aqueles que têm mais limitações.
Por isso é que cada ser humano constrói o seu “ninho”, a sua vida, de acordo com as suas potencialidades e as suas capacidades, não devendo ser descriminadas por construírem na “árvore”, na “rocha”, na “parede” ou numa toca abandonada.
E mais, nós, toda a sociedade, é responsável por proporcionar às pessoas com necessidades especiais as melhores condições e dignidade de vida, tal como “os amigos dos animais oferecem ninhos artificiais aos chapins”."

Assim sendo, o projecto da Casa do Chapim pretende criar uma “Casa Acessível” que prime também pelo ambiente (URBAN GARDEN) onde a partilha de vida com estas “crianças especiais” será condição dignificante face a inclusão social.

Pretende convidar no futuro, todas as escolas e colégios que queiram lidar com a diferença, uma vez que “ser diferente também é bom”.

O Projecto “A Casa do Chapim” visa construir e contribuir para a sociedade desta forma:

  • Uma Casa ao estilo Urban Garden no futuro
  • Uma horta pedagógica para as crianças e jovens especiais (aberta a todos): aproveitando a horta pedagógica, o ar livre e o voluntariado manifestado, quer-se suprir uma lacuna do sistema, que se prende com a falta de apoio a estes cidadãos aquando da maioridade.
  • Um projecto de vida familiar – Marca Pessoal – “Ser Diferente Também é Bom
  • Dignificação Social de empresas e pessoas que honrem a causa – “Selo do Chapim”: atribuição do selo de qualidade a Entidades Publicas e Empresas, que proporcionem as adequadas condições de acessibilidade e outras aos cidadãos portadores de necessidades especiais.
  • Congressos face a Inclusão e Formas de Motivação Social – “Projecto Motivação”: Cursos de Motivação para pais. Pretende-se promover encontros de pais, não só para a partilha de experiencias, mas acima de tudo, para criar nos pais um espírito de motivação para a vida (familiar e profissional) e para a intervenção em sociedade face as diversas dificuldades do dia-a-dia.
  • Criação de Eventos Positivos pela Diferença
  • Criação do Primeiro Parque Acessível Publico, para o Cidadão Portador de Necessidades Especiais
  • Apoio Financeiro na aquisição de “produtos especiais”.
  • Apoio para aquisição e adaptação de veículo automóvel.
  • Provedor do cidadão com necessidades especiais: face à inexistência de uma entidade pública especializada na resolução de conflitos específicos na área do cidadão com necessidades especiais, solicitaremos a sua criação a quem de direito.
  • Projecto – “Empresas Madrinhas do Chapim”. Todas as empresas e pessoas singulares que ajudem na edificação da “Casa do Chapim” e seus préstimos à sociedade, serão convidadas a assinarem as paredes da respectiva “Casa” de forma a imortalizar a sua acção independentemente.

    Convidamos ainda as empresas madrinhas,a “perfilharem” no decurso de um ano “ou mais” cada criança especial, quando necessite de apoio financeiro face a despesas escolares e tratamentos.


«O Chapim, é o sorriso da Maria da Assunção (portadora de necessidades especiais) nascida a 12 - 07 - 2004 e falecida a 17 - 01 - 2010. Dedico esta causa a minha eterna e querida filha.» Francisco O'Neill (coordenador)


Contactos: casadochapim@gmail.com