in naturlink, Ana Ganhão (23-02-11)
Foi apresentado em Vila Nova de Gaia o primeiro autocarro eléctrico cem por cento português, vocacionado para o transporte nos centros das cidades, aeroportos e grandes superfícies, iniciando agora uma fase de testes para em Abril estar nas ruas de Gaia a transportar passageiros.
O Primeiro-Ministro José Sócrates presidiu à apresentação do primeiro autocarro eléctrico nacional, o Caetano 2500EL, desenhado e produzido pela CaetanoBus do grupo Salvador Caetano. O Caetano 2500EL é um autocarro para circuito urbano, com capacidade para 70 pessoas e autonomia mínima de 100 a 150 kms sem recarga de baterias. A redução de ruídos e de emissões de CO2, bem como o aumento da autonomia nacional ao nível são umas das principais vantagens deste novo transporte colectivo.
O desenvolvimento e produção do autocarro eléctrico permitem responder à difícil questão da mobilidade urbana, poupando o ambiente e diminuindo a factura energética das empresas de transportes. Vila Nova de Gaia será a primeira cidade a receber a unidade protótipo do novo autocarro, já no próximo mês de Abril. O autocarro ficará em circulação naquela cidade por um período de três meses e será monitorizado por técnicos de uma empresa participada do Grupo Salvador Caetano e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Portugal está na linha da frente nas energias renováveis, tornando-se um país atraente para investimento de qualidade na mobilidade eléctrica, edificando um cluster industrial nesta área, tornando-se assim um dos primeiros países do mundo a ter uma política integrada para a mobilidade eléctrica assim como uma rede de carregamento de âmbito nacional. Segundo o Primeiro-Ministro, Portugal situa-se na quarta posição europeia em termos de consumo de energias renováveis. Em 2010, cerca de 52% da energia consumida no País teve na base energias renováveis, o que representou uma poupança de 800 milhões de euros em importação de petróleo.
A criação de uma rede de infra-estruturas de recarregamento de baterias em Portugal (Mobi.E) permitiu o desenvolvimento de vários projectos ligados à mobilidade eléctrica, juntamente com a evolução actual da tecnologia, em especial no campo das baterias, permitem viabilizar e ampliar a competitividade e fiabilidade da solução eléctrica nos transportes, quer individuais quer colectivos.
Portugal tem já dois casos de sucesso que importa salientar e que ilustram bem a nossa vocação de desenvolvimento tecnológico no sector energético e os seus consequentes benefícios na redução da nossa dependência energética e do nosso endividamento externo: por um lado, a aposta feita no aproveitamento de fontes renováveis de produção de energia, em que actualmente cerca de 53% do nosso mix eléctrico é proveniente desta via prevendo-se atingir 60% em 2020, e, por outro lado, o desenvolvimento de sistemas inteligentes de gestão energética, bem ilustrados pela experiência inov city de Évora.