sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Começou a Campanha Nacional de Prevenção do Cancro Colorrectal


A Campanha Nacional de Prevenção do Cancro Colorrectal, a que a Liga Portuguesa Contra o Cancro dedica o ano de 2012, teve início em Coimbra, no passado dia 31 de Janeiro, com uma iniciativa de sensibilização para comportamento saudáveis: “Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra” juntou mais de 15.000 crianças, jovens e adultos a consumir refeições que cumpriam um conjunto de indicações nutricionais base previamente definidas e validadas técnica e cientificamente.

A proposta de “Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra”, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, contou com a colaboração de várias entidades locais e do Chef Chakall, que acompanhou a execução das suas ementas pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Um almoço saudável porque é possível prevenir o Cancro Colorrectal (a principal causa de morte por cancro em Portugal), nomeadamente através da adopção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. A escolha da cidade de Coimbra para o lançamento da campanha nacional porque apenas a Administração Regional do Centro tem um programa de rastreio do Cancro Colorrectal organizado em 34 centros de saúde, de um total de 85.

A Campanha Nacional de Prevenção do Cancro Colorrectal prossegue, agora, com uma divulgação de informação pormenorizada à população, através de folhetos, mupis, notícias na imprensa, spots na televisão e na rádio e lançamento de uma banda desenhada para jovens, sobre factores de risco, medidas de prevenção primária e recurso ao rastreio ou a testes de rastreio para os indivíduos com mais de 50 anos.





O CANCRO COLORRECTAL É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE POR CANCRO EM PORTUGAL

Diariamente morrem 11 portugueses com esta doença.

Anualmente cerca de 7 mil portugueses são afectados por esta doença que tem tido um aumento progressivo nas últimas décadas.

A adoção de comportamentos saudáveis é uma forma de prevenir a doença: alimentação rica em fruta e legumes, pobre em gordura sobretudo de origem animal e redução do consumo de álcool; abolição do tabaco; combate ao excesso de peso e ao sedentarismo; estímulo ao exercício físico.
Apesar de todas as medidas comportamentais este cancro continuará a afectar muitos cidadãos, sendo mais frequente após os 50 anos. É aconselhável a realização de exames de rastreio a partir desta idade. A doença só tardiamente apresenta sintomas pelo que o rastreio está indicado em todos os cidadãos assintomáticos a partir dos 50 anos.

FACTORES DE RISCO
  • Idade superior a 50 anos
  • História pessoal e familiar de pólipos e cancro colorrectal
  • Antecedentes pessoais de doença inflamatória intestinal

O cancro do cólon e recto deve diagnosticar-se antes de dar sintomas. Na grande maioria dos casos evolui a partir de uma lesão benigna – o pólipo. O pólipo pode transformar-se em cancro num período de 10 ou mais anos.
O Rastreio sistemático e organizado do cancro colorrectal pode não só permitir a cura mas também a prevenção deste cancro.
Informe-se sobre os exames de rastreio com o seu médico.