terça-feira, 21 de abril de 2020

Um projecto para deixar o mar de Porto Santo livre de plásticos

Extraído do jornal Público, 21 de abril de 2020, por: Patrícia Carvalho.

No ano passado, duas associações encontraram-se na ilha do Porto Santo no âmbito de um evento relacionado com o consumo sustentável de pescado realizado durante o Festival Rota do Atum. Pouco depois, entrava nos serviços da Unesco a candidatura do território à Rede Mundial de Reservas da Biosfera. E, numa ilha grega, a WWF - World Wide Fund for Nature desenvolvia um projecto para que aquele local pudesse tornar-se na primeira ilha do Mediterrâneo livre de plásticos. Foi a conjugação de tudo isto que permitiu que os actores, o timing e a experiência já desenvolvida se encontrassem, fazendo nascer o projecto Porto Santo Sem Lixo Marinho, que já tem financiamento garantido através do programa EEAGrants Ambiente, que em Portugal é gerido pelo Fundo Ambiental.


Não fosse a pandemia da covid-19 e este deveria ser o mês para que o projecto do consórcio que inclui a Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (ANP/WWF), enquanto promotora, a AIDGlobal - Acção e Integração para a Cidadania Global e organismos públicos locais estivesse no terreno. Assim, foi preciso rever o calendário e os 18 meses que a iniciativa deve durar só começam a contar a partir de Setembro.

É nessa altura que deverá arrancar a primeira das três fases do projecto, inspirado no trabalho desenvolvido pela WWF na ilha grega de Pharos, mas com algumas diferenças. “Quisemos trazer para Portugal uma metodologia que a WWF tinha experimentado na Grécia, mas adaptada à realidade de Porto Santo, e, por isso, vamos começar por identificar os fluxos e descargas dos resíduos na ilha, porque é algo que achamos que ainda não está feito”, diz Ângela Morgado, directora-executiva da ANP/WWF.

Com este trabalho e a respectiva monitorização será possível perceber as fontes destes resíduos, quem os produz, qual a sua composição e como são geridos. E esta análise permitirá seguir para o segundo ponto na agenda do projecto, que passa pela optimização da gestão desses resíduos. “A ideia é optimizar a recolha e gestão de resíduos plásticos. Com isto, pretendemos reduzir radicalmente o volume de plásticos descartáveis, de uso único, utilizados no Porto Santo, e gerir mais eficientemente aquele que vai continuar a ser utilizado”, diz Sofia Lopes, gestora de projectos da AIDGlobal.

«A ideia é optimizar a recolha e gestão de resíduos plásticos. Com isto, pretendemos reduzir radicalmente o volume de plásticos descartáveis, de uso único, utilizados no Porto Santo, e gerir mais eficientemente aquele que vai continuar a ser utilizado.» Sofia Lopes, AIDGlobal