Ribeira d'Ilhas, Ericeira |
Ambas as regiões são icónicas e grandes referências para o surf mundial. A zona de Santa Cruz, tem aproximadamente 11kms de costa e uma vasta colecção de ondas de sonho, onde constam entre as mais conhecidas, os picos de direita, Steamer Lane e Pleasure Point.
"Não consigo pensar em outro local que mereça mais isto do que Santa Cruz", diz Jack O´Neill, que inventou o fato de surf para que ele e os seus amigos pudessem surfar nas águas geladas de Santa Cruz. "Tem imensos picos incríveis, uma comunidade surfista fantástica e uma costa simplesmente única. Vai ser muito bom, pois a World Surfing Reserve - Reservas Mundias de Surf, vão ajudar a preservar a área", concluiu.
A Ericeira é conhecida como a Meca do surf para os portugueses e mesmo para os surfistas internacionais. Uma costa de 4 kms que contém vários picos com uma elevada qualidade, incluindo a famosa direita de Ribeira d´Ilhas.
"A Ericeira tem uma grande diversidade de ondas, que se adapta a qualquer pessoa", diz o português Tiago Pires, que cresceu a surfar naquela zona. "Existem ondas grandes, ondas pequenas, ondas para surfistas experientes e para amadores. Adoro esta zona e estou super feliz de ver que recebeu o reconhecimento que merece. Esta vai ser mais uma ferramenta para a proteger", concluiu Saca.
A WSR - World Surfing Reserves, procura escolher e proteger, em conjunto com as comunidades locais, as mais importantes áreas de surf do planeta. Esses lugar são escolhidos a partir de vários critérios: a qualidade e consistência das ondas, a importância da cultura e história do surf, as características ambientais e o apoio da comunidade local. Até há data, já foram submetidas milhares de candidaturas de 34 países diferentes.
O 10x campeão do mundo, Kelly Slater, que demonstrou o seu apoio à WRC no ano passado, já comentou as mais recentes reservas mundiais de surf: "Cada vez que temos a oportunidade de proteger uma praia ou um pico, eu estou 100% de acordo."
Cada reserva mundial de surf pretende proteger a orla costeira, as ondas e o habitat natural, do desenvolvimento e construção inapropriado, ditando regras e limites. Assim temos a garantia que a Ericeira continuará a ser a Meca do surf em Portugal e no Mundo.