segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inaugurado primeiro laboratório de nano-fabricação em Portugal

in Rádio Renascença, 28 de Fevereiro de 2011

 
Infra-estrutura só foi possível graças à maior bolsa alguma vez atribuída a um cientista português, na ordem dos 2,25 milhões de euros.
O primeiro laboratório da nano-fabricação em Portugal é inaugurado hoje e vai funcionar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Uma inovação possível graças à maior bolsa alguma vez atribuída a um cientista português, na ordem dos 2,25 milhões de euros.

O laboratório, cujo equipamento custou cerca de um milhão de euros, vai permitir que Portugal seja mais competitivo no domínio das nano-tecnologias, potenciando o desenvolvimento de materiais à nano escala e apoiando a criação de novos produtos e materiais na área da saúde.

Com esta nano-ferramenta, nós vamos poder construir dispositivos médicos a uma escala muito pequena e fazer mesmo a terapia ou ajudar na terapia de certas doenças”, explica Elvira Fortunato, chefe de equipa do laboratório.

Um dos principais convidados da cerimónia de inauguração é o Presidente da República, Cavaco Silva, que vai, assim, estar presente esta tarde no campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia no Monte da Caparica, em Almada.